Gartner mostra como moldar a “Fronteira Digital”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Conclusões do e-book “The Digital Edge: Exploiting Information & Technology for Business Advantage” serão apresentadas no Gartner Symposium ITxpo

         De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, a “Internet das Coisas” e a tecnologia digital estão abrindo novas oportunidades para que as empresas criem novas fontes de valor para os clientes e fluxos de receita. Porém, é difícil acessar e atender as oportunidades de receitas relevantes, o que leva a desafios significativos para o estabelecimento de um negócio totalmente digitalizado.
        No Gartner Symposium ITxpo, principal evento do Gartner no Brasil e que acontece esta semana em São Paulo, Mark P. McDonald, Vice-Presidente e parceiro dos Programas Executivos do Gartner, vai falar sobre algumas das principais conclusões do seu e-book “The Digital Edge: Exploiting New Technology and Information for Business Advantage”, lançado recentemente. Ele irá mostrar que para moldar uma nova fronteira é preciso de um novo pensamento e novas abordagens para combinar recursos digitais e físicos. Também explicará como a presença crescente da tecnologia digital está alimentando novas formas de inovação que podem fornecer uma nova fronteira digital às organizações.
         “A primeira onda de investimentos empresariais em tecnologias criou a empresa moderna, baseada em TI, ao automatizar e integrar os processos administrativos e operacionais”, afirma McDonald. “Depois disso, a onda de investimentos na Internet criou cópias eletrônicas de modelos de negócio analógicos na forma de e-commerce, lojas Web e similares. A digitalização dos negócios representa uma nova onda que vai impulsionar os investimentos de negócios em TI, com base nas capacidades de mobilidade, analíticas, de computação social, de comunicações e tecnologias na nuvem”, diz.
          O Gartner acredita que a fronteira digital vem da criação de novas combinações de recursos analógicos e digitais que resultem em novas fontes de valor para os clientes, além de receitas e resultados para as empresas. Os recursos analógicos referem-se às pessoas, como estão organizadas, aos equipamentos utilizados, aos escritórios, além de outros aspectos físicos da empresa. Os recursos digitais incluem as informações, o histórico dos clientes, a percepção situacional, entre outros. Além disso, envolvem os equipamentos que processam as informações, como telefones celulares, tablets, computadores, sensores, máquinas controladas por computadores etc.
          Porém, uma fronteira digital baseia-se em algo mais do que o relacionamento entre recursos analógicos e digitais. Eles se sobrepõem no sentido de que as organizações podem atingir metas similares com diferentes tipos de digitalização.
         “A escolha do tipo certo de digitalização baseia-se no escopo e nas exigências dos objetivos que a empresa busca com ela. O processo “de fora para dentro” para construir uma fronteira digital começa com um resultado que forneça a base para trabalhar desta maneira. Os êxitos criam uma fronteira digital baseada na obtenção de resultados específicos no contexto de um tema ou proposta de valor geral”, afirma McDonald.
          Construir uma fronteira digital envolve mais do que ter uma fachada Web para uma operação com presença física. Empresas que estabelecem um “Web-lift” apenas acrescentam canais de vendas que são fáceis de serem imitados. O desenvolvimento da alternativa, uma fronteira digital, envolve a criação de novas conexões e capacidades através da empresa. As organizações devem desenvolver suas capacidades digitais internas para produzir resultados que sejam relevantes externamente.
         “As empresas têm uma escolha. Elas podem aplicar novas tecnologias para atingirem níveis de integração e de controle operacional ainda mais altos, uma abordagem tecnológica que objetiva a melhora da empresa. Ou podem tornar-se totalmente digitalizadas”, explica McDonald. Empresas totalmente digitalizadas já estão surgindo e representam uma escolha superior, pois elas vão além dos modelos familiares dependentes de propaganda ou de freemiums (modelo de negócio no qual um produto/serviço é grátis, mas sua versão premium é cobrada)”.
         O e-book “The Digital Edge” está disponível na Amazon e no iBooks da Apple. Para informações sobre outros livros dos analistas do Gartner, visite www.gartner.com/books.

Anote em sua agenda: Gartner Symposium ITxpo 2012
Data: 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 9h
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Sobre o Gartner Symposium  ITxpo
O evento é a mais importante reunião mundial de CIOs e executivos seniores de TI. Ele fornece conteúdo independente e objetivo com a expertise e qualidade do líder mundial de pesquisa e aconselhamento em TI, além de oferecer acesso às mais novas soluções de fornecedores chave de tecnologia. Os líderes de TI confiam no Gartner Symposium ITxpo para obterem insights sobre como suas empresas podem utilizar a tecnologia para atender os desafios dos negócios e aprimorar a eficiência operacional.

Sobre o Gartner
O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.200 associados, sendo 1.250 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite
www.gartner.com.

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação do Gartner
Angélica Consiglio e equipe – tel.: (11) 2138-8900 –
www.planin.com
Contatos: Joyce Camargo – (11) 2138-8916 e Raquel Cruz – (11) 2138-8909
E-mail:
[email protected]