Gartner mapeia tecnologias emergentes e a jornada para a Empresa Digital

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Relatório Especial 2014 HypeCycle analisa mais de 2.000 tecnologias e será um dos destaques do Gartner Symposium/ITxpo 2014

A jornada para a empresa digital é o tema principal do relatório “HypeCycle for Emerging Technologies 2014” do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que será apresentado durante o Gartner Symposium/ITxpo 2014, evento que acontece entre os dias 27 e 30 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Os analistas do Gartner explicam que, à medida que as empresas iniciarem a jornada para se tornarem digitais, conseguirão identificar e utilizar as melhores tecnologias na hora certa e isso, sem dúvida, será um fator decisivo para sua competitividade no mercado.

Durante o Symposium, serão discutidas as principais mudanças da transformação digital e os métodos, técnicas e ferramentas que podem ajudar as empresas a adaptarem continuamente suas operações de negócios. As informações do relatório especial HypeCycle for Emerging Technologies 2014 oferecem aos executivos e  e líderes empresariais uma avaliação da maturidade, dos benefícios e das diretrizes futuras para mais de 2.000 tecnologias, agrupadas em 119 áreas. Ele fornece uma perspectiva que envolve inúmeras indústrias sobre tecnologias e tendências que os estrategistas de negócios, diretores de inovação, líderes de pesquisa e desenvolvimento, empreendedores e equipes de tecnologias emergentes devem levar em consideração ao desenvolver portfólios de tecnologias emergentes.

“O HypeCycle para Tecnologias Emergentes apresenta tecnologias que estão no centro das atenções, particularmente nos altos níveis de hype, ou aquelas que, segundo o Gartner, têm potencial para crescimento ou para um impacto significativo”, diz Janelle B. Hil, Vice-presidente distinta do Gartner, que falará sobre transformação digital durante Gartner Symposium/IT Expo 2014 no dia 29 de outubro, às 11h30. “As empresas deveriam usar esse ciclo para identificar quais tecnologias estão surgindo e quais podem ser utilizadas como fator de transformação para seus negócios”.

“Neste ano, o tema central do HypeCycle de Tecnologias Emergentes é o Digital Business. À medida que as empresas embarcam na jornada para se tornarem empresas digitais, impulsionam as tecnologias que hoje são consideradas emergentes”, diz Hung Le Hong, Vice-presidente e Gartner Fellow.

Veja o Ciclo Hype para Tecnologias Emergentes, 2014 – http://www.gartner.com/document/2809728.

Fonte: Gartner (Agosto de 2014)

Como estabelecido no roadmap do Gartner para empresas digitais, há seis modelos de eras de negócios progressivas com as quais as empresas podem se identificar atualmente e quais poderão almejar no futuro: Analógica, Web, E-Business, Marketing Digital, Empresa Digital e Autônoma. Como o HypeCycle para Tecnologias Emergentes está focado, propositadamente, em tecnologias mais emergentes, ele proporciona suporte, principalmente, às últimas três fases: Marketing Digital, Empresa Digital e Autônoma.

– Marketing Digital: A fase do Marketing Digital observa o surgimento do Nexo das Forças (móvel, social, Nuvem e informação). As empresas que estão nessa fase concentram-se em formas novas e mais sofisticadas para chegar aos clientes, que querem, cada vez mais, participar dos esforços de marketing para conseguir conexão social ou valor de produtos e serviços. Os compradores de produtos e serviços têm mais influência nas marcas do que anteriormente e olham seus equipamentos móveis e as redes sociais como os portões (gateways) preferidos. As empresas lutam para explorar as influências dos compradores e aumentar seus negócios. As tecnologias indicadas abaixo representam a fase do Marketing Digital: Software DefinedAnything (Qualquer Coisa Definida por Software); Displays Volumétricos e Holográficos; Neurobusiness; Ciência dos Dados; Analíticas Prescritivas; Processamento de Eventos Complexos; Big Data; DBMS In-Memory; Analíticas de Conteúdo; Computação em Nuvem Híbrida; Gameficação; Realidade Aumentada; Computação em Nuvem; NFC; Realidade Virtual; Controle de Gestos; Analíticas In-Memory; Fluxos de Atividades; Reconhecimento de Fala.

– Empresa Digital: A Empresa Digital é a primeira fase pós-Nexo no roadmap e tem o foco na convergência das pessoas, empresas e coisas. A Internet das Coisas e o conceito de tornar indistintas as palavras físicas e virtuais são conceitos fortes nessa fase. Os ativos físicos passaram a ser digitalizados e se tornaram atores iguais na cadeia de valor dos negócios, junto com as entidades digitais, tais como sistemas e apps. A impressão em 3D leva a digitalização de itens físicos mais adiante e fornece oportunidades para uma mudança disruptiva na cadeia de suprimentos e manufatura. A capacidade de digitalizar atributos das pessoas (como a saúde de sinais vitais) também faz parte desta fase. Até mesmo a moeda (que, frequentemente, já é vista como sendo digital) pode ser transformada (por exemplo, criptomoedas). As empresas que procurarem passar pelas tecnologias do Nexo de Forças para se tornarem empresas digitais devem olhar para estas tecnologias adicionais: Sensoriamento Bioacústico; Segurança Digital; Local de Trabalho Inteligente; Casas Conectadas; Sistemas de Bioimpressão em 3D; Computação Afetiva; Tradução Speech-to-Speech (Fala para Fala); Internet das Coisas; Criptomoedas; Interfaces de Usuários que podem ser vestidas; Impressão em 3D do Consumidor; Serviços de Comunicação Máquina-a-Máquina; Monitoramento Móvel da Saúde; Impressão Empresarial em 3D; Scanners em 3D; Telemática do Consumidor.

– Autônoma: Autônoma é fase final pós-Nexo. Ela é definida pela capacidade das empresas alavancarem tecnologias que ofereçam capacidades como as humanas, ou que as substituam. Utilizar veículos autônomos para movimentar pessoas ou produtos, ou usar sistemas cognitivos para escrever textos ou responder às perguntas dos clientes, são exemplos que marcam essa fase. As empresas que querem ganhar competitividade devem levar em consideração essas tecnologias do HypeCycle: Assistentes Pessoais Virtuais; Aprimoramento Humano; Interface Cérebro-Computador; Computação Quântica; Robôs Inteligentes; Biochips; Conselheiros Inteligentes; Veículos Autônomos; Respostas a Perguntas em Idioma Natural.

“Embora tenhamos categorizado cada uma das tecnologias do HypeCycle em alguma das fases digitais, as empresas não devem se limitar a esses agrupamentos de tecnologias”, diz Le Hong. “Muitos que as adotaram precocemente também adotaram tecnologias bem avançadas, como veículos autônomos e conselheiros inteligentes e, ao mesmo tempo, continuam a aprimorar áreas relativas ao Nexo, como apps móveis. Portanto, é importante observar o panorama geral”.

As inscrições para o Gartner Symposium/ITxpo já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.gartner.com/br/symposium, pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 5632-3109 | 0800 774 1440. Até o dia 19 de setembro, o desconto é de R$ 830,00. Saiba mais em www.gartner.com/br/symposium.

Anote em sua agenda -Gartner Symposium/ITxpo 2014

De 27 a 30 de outubro de 2014

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Site: http://www.gartner.com/br/symposium