Gartner diz que 40% das organizações esperam um impacto significativo, nos próximos três anos, com Internet das Coisas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Estudo aponta, porém, que poucas empresas estabeleceram
liderança clara ou direcionaram seus esforços para IoT

De acordo com o Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, mais de 40% das organizações esperam que a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) transforme seus negócios ou ofereça novas oportunidades de receita e redução de custos em curto prazo, ao longo dos próximos três anos. O restante das empresas (60%) acredita que isso ocorrerá em longo prazo, ou seja, a partir de cinco anos. No entanto, os entrevistados disseram que as suas organizações não têm uma estratégia de negócios estabelecida nem liderança técnica direcionando esforços para as iniciativas em Internet das Coisas.
O levantamento, realizado em outubro de 2014, entre membros do painel de gestão do Gartner, foi composto por 463 líderes de TI e de negócios que tinham conhecimento da estratégia IoT das suas organizações.
“A pesquisa confirmou que a Internet das Coisas ainda é algo novo e ‘imaturo’ e que muitas organizações começaram a experimentar agora a novidade”, disse Nick Jones, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Apenas uma pequena minoria tem implantado soluções em um ambiente de produção. No entanto, os custos decrescentes de networking e processamento indicam que há poucos inibidores econômicos para adicionar sensores e comunicações para produtos de baixo valor. O verdadeiro desafio da Internet das Coisas é menos a fabricação de produtos ‘inteligentes’ e mais a compreensão das oportunidades de negócios geradas por esses produtos e novos ecossistemas”.
Para conferir o conteúdo na íntegra da pesquisa, acesse: http://www.gartner.com/newsroom/id/2977018

Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para mais de 14.000 companhias diferentes. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 6.400 associados, sendo mais de 1.480 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI, Executive Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Gartner
Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: Viviane Andrade e Raquel Cruz – (11) 2138-8905 – E-mail: [email protected]