Gartner divulga principais tendências de investimentos em RH para 2024

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Metade dos líderes de RH planejam aumentar seus orçamentos este ano; e tecnologias de recursos humanos continuam sendo a prioridade número um

O Gartner destaca que as tecnologias de RH continuam sendo a principal prioridade de investimento pelo terceiro ano consecutivo dos líderes de recursos humanos. De acordo com pesquisa mundial realizada em dezembro de 2023, o Gartner revela que as outras três principais áreas de investimento em 2024 serão: aprendizagem e desenvolvimento (L&D), recompensas totais e gestão de talentos.

“Mais do que nunca, agora os CHROs (Chief Human Resources Officers) precisam se concentrar em impulsionarem o crescimento lucrativo”, diz Hanne Nieberg, Diretora do Gartner RH Practice. “Isso exigirá que eles priorizem ações que apoiem o crescimento dos negócios e a retenção de talentos, enquanto pausam ou param o financiamento para atividades de baixo retorno sobre o investimento (ROI).”

Para financiar uma transformação tecnológica mais rápida enquanto retêm talentos críticos, os líderes de RH devem focar nas seguintes áreas de investimento:

Tecnologia de RH: 47% dos entrevistados disseram que planejam aumentar o orçamento de tecnologia de RH em 2024.Os líderes de RH frequentemente veem a tecnologia – desde a automação de tarefas administrativas de RH até a implementação das mais novas ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) – como a chave para impulsionar melhores resultados de negócios, permitindo o crescimento e reduzindo os custos de RH. Mas, de acordo com a pesquisa do Gartner, as soluções de tecnologia de RH não foram nada bem-sucedidas (26%) ou apenas ligeiramente bem-sucedidas (32%) na redução do custo das operações de recursos humanos.

“A transformação digital do RH levará tempo, pois muitas implementações de tecnologia de RH são projetos complexos de vários anos e vários países,” diz Nieberg. “O retorno sobre o investimento esperado ainda está por vir e o hype em torno das tecnologias emergentes cria expectativas infladas que são difíceis de atender.”

Para alcançar os resultados desejados dos investimentos em tecnologia, os líderes de RH devem avaliar criticamente os potenciais benefícios e as ofertas dos fornecedores para conseguirem instalar mecanismos de medição desde cedo. Para acelerar a adoção pelos usuários, que é fundamental, os líderes de RH deveriam considerar: instalação de ciclos de feedback dos funcionários, dedicação de recursos à gestão de mudanças e alinhamento de investimentos em tecnologia de RH com a maturidade digital das partes interessadas.

Aprendizagem e Desenvolvimento: As empresas hoje enfrentam uma expansão de necessidades de habilidades devido às mudanças contínuas nos negócios e na tecnologia, especialmente com o uso mais amplo da GenAI. Agora, os empregadores não apenas precisam que os funcionários tenham mais habilidades, mas exigem que possuam habilidades atualizadas. De acordo com pesquisa do Gartner com Conselhos de Administração globais, as interrupções nos negócios devido à falta de habilidades são o maior risco relacionado à força de trabalho para o crescimento organizacional deste ano de de 2025.

As empresas estão enfrentando isso investindo em aprendizagem e desenvolvimento – a pesquisa do Gartner de dezembro de 2023 descobriu que um terço dos líderes de RH planejam aumentar os gastos com aprendizagem e desenvolvimento em 2024 para aprimorar habilidades em evolução de forma rápida e em escala.

Para atenderem às maiores demandas de habilidades e acelerarem o sucesso do aprendizado, os líderes de RH devem direcionar os investimentos para metodologias de aprendizado ágeis, aprendizado adaptativo, mentoria, coaching liderado por gerentes e tecnologias, incluindo Inteligência Artificial Generativa (GenAI), aprendizado imersivo/simulações, ferramentas de gestão de habilidades por Inteligência Artificial (IA) e sistemas de gestão de aprendizado.

Recompensas Totais: Questões em torno da transparência salarial, legislações em todo o mundo e uma relação cada vez mais fragmentada entre empregado e empregador continuam mantendo as iniciativas de recompensas em destaque. Uma pesquisa mundial do Gartner do 4º trimestre de 2023 com mais de 18.000 profissionais descobriu que os funcionários consistentemente citam a compensação como a principal razão para aceitar ou para deixar um emprego. Além disso, as interrupções persistentes no local de trabalho e na sociedade nos últimos cinco anos afetaram a saúde mental e física dos funcionários.

“Nos próximos dois anos, a legislação de transparência salarial entrará em vigor rapidamente, o que exigirá que os líderes de RH invistam em programas de reconhecimento dos funcionários e comunicação de recompensas para garantir a equidade salarial e cumprir com novos requisitos legais,” diz Nieberg. “Para melhorar o bem-estar dos funcionários e garantir uma força de trabalho produtiva, os líderes de RH precisam investir em suporte ao bem-estar que vá além das ofertas tradicionais e esteja incorporado no fluxo diário de trabalho.”

Gestão de Talentos: A gestão de talentos aumentou em importância e é a quarta maior área de investimento planejada para 2024, subindo da sétima posição em 2023. Dentro da gestão de talentos, os líderes de RH planejam investir em três áreas principais: gestão de desempenho, experiência e crescimento dos funcionários e desenvolvimento de liderança. “Para impulsionar a retenção e o desempenho em um ambiente cada vez mais complexo, os líderes de RH devem reforçar os investimentos em áreas como trajetórias de carreira transparentes e flexíveis, oportunidades de mobilidade interna e requalificação ágil,” diz Nieberg. “Para fechar efetivamente as lacunas de habilidades, facilitar o crescimento e melhorar a experiência do funcionário, os investimentos em tecnologia de gestão de talentos devem se concentrar em mercados internos, ferramentas de gestão de habilidades habilitadas por Inteligência Artificial, tecnologia de planejamento de sucessão e mais.”

Os clientes do Gartner podem ler mais no relatório HR Investment Trends for 2024.