Gartner destaca quatro forças de impacto nos Data Centers para os próximos cinco anos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Assunto será um dos focos de discussão da Conferência Gartner Data Center, realizada entre os dias 5 e 6 de abril, em São Paulo 

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, identifica quatro forças que, pelos próximos cinco anos, trarão impacto relevante aos Data Centers. Com a visão de que as temáticas ligadas a este mercado estão cada vez mais presentes nas atividades dos CIOs e demais profissionais de TI, o Instituto organiza no Brasil, pela primeira vez, a Conferência Gartner Data Center, para a discussão de excelência em gestão de Data Center. O evento será realizado em São Paulo (SP), entre os dias 5 e 6 de abril, no Sheraton WTC Hotel.

Projetos mais inteligentes, pressão por eficiência energética (Green IT ou TI Verde), realidade dos ambientes de alta densidade e potencial da computação em nuvem são os principais fatores que poderão diminuir a demanda por capacidade nos Data Centers até o fim da década.

O Gartner prevê que, até 2018, esta demanda corresponderá a apenas 40% da quantidade registrada atualmente. O foco destes Data Centers será, sobretudo, em serviços relacionados ao core business das empresas. Além disso, passarão por uma relação inversamente porporcional, ou seja, à medida que estes serviços demandarem mais recursos de TI, o tamanho de servidores e storages será cada vez mais reduzido.

“Os métodos tradicionais para concepções de projetos de Data Centers deixarão de ser funcionais, a não ser que se busque a compreensão das forças externas que impactarão nos custos, na longevidade e no tamanho deste ambientes”, explica o vice-presidente administrativo e diretor de pesquisa do Gartner para infraestrutura, David Cappuccio.

O analista estará presente no evento e ministrará a palestra-chave do primeiro dia da Conferência, Infraestrutura e Operações: As 10 principais tendências a serem observadas. Esta apresentação apontará quais são as principais tendências sociais, de hardware e software, que impactarão no ambiente de Cloud Computing, além de elaborar um planejamento para os próximos cinco anos.

O Gartner recomenda que os responsáveis pela gestão de Data Center foquem nos pontos a seguir para otimizarem projetos nesta área:

 Projetos mais inteligentes – Atualmente, os Data Centers apresentam demandas variadas, de acordo com tempo de uso, de capacidade, entre outras. Novos projetos levarão estas variáveis em consideração, na contramão de métodos tradicionais, concebidos na época em que os mainframes estavam em alta.

Green IT (TI Verde) – Grande parte dos gestores desta área oferecem pouca atenção a este item, exceto em momentos nos quais sofreram algum tipo de pressão tanto por parte de profissionais de alta gestão de dentro das empresas quanto pelo público externo. Porém, com a crescente conscientização em relação a este tema, os responsáveis pelo gerenciamento já estão focando a sua atenção no quesito eficiência energética, nos momentos da concepção e da execução dos projetos.

Conquista da densidade – Com projetos mais inteligentes e a tendência pela adoção do Green IT, os responsáveis pela concepção dos Data Centers focam na densidade computacional destes ambientes que, em grande parte, são subutilizados. A implantação da nuvem privada e a alocação de recursos fornecerão métodos para melhoraria da escalabilidade nos Data Centers.

Cloud Computing – Profissionais de TI responsáveis pela gestão de Data Centers estão começando a considerar a possibilidade de transferir trabalhos que não são essenciais para suas atividades aos provedores de nuvem.

As inscrições para a Conferência Gartner Data Center estão abertas pelo telefone (11) 3074-9724, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo site www.gartner.com/br/datacenter. Acesse a agenda da conferência: http://agendabuilder.gartner.com/DC1L/WebPages/sessionlist.aspx.

Anote em sua agenda: Conferência Gartner Data Center

Data: 5 e 6 de abril de 2011

Local: Sheraton WTC Hotel – São Paulo

Endereço: Avenida das Nações Unidas, nº 12551

Horário: das 9h às 19h