Líderes acreditam que mais atividades estratégicas de planejamento e execução poderiam ser automatizadas
O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia que 79% dos estrategistas corporativos acreditam em tecnologias como Analytics, Inteligência Artificial (IA) e Automação são essenciais para seu sucesso dos negócios nos próximos dois anos. Para eles, 50% das atividades de planejamento e execução estratégica podem ser parcial ou totalmente automatizadas. Atualmente, essa cifra é de 15%.
Os dados são resultados de pesquisa do Gartner realizada de outubro de 2022 a abril de 2023 com 200 líderes internacionais de estratégia corporativa de empresas com diferentes setores, receitas e tamanhos.
“Aproveitar Analytics e Inteligência Artificial para tomar decisões estratégicas mais eficientes e perspicazes é um dos maiores desafios e oportunidades que os estrategistas corporativos enfrentam neste momento”, disse David Akers, diretor de pesquisa do Gartner. “Durante anos, os estrategistas disseram aos seus negócios: se você deseja se manter competitivo e eficaz, precisa se tornar digital. Agora, eles parecem prontos para aplicar essa orientação em seus próprios fluxos de trabalho”, explica o analista.
Enquanto a maioria dos estrategistas corporativos afirma usar análise descritiva e de diagnóstico, menos da metade utiliza ferramentas mais avançadas como análise preditiva, prescritiva ou gráfica. Da mesma forma, apenas 20% dos estrategistas relataram que usam ferramentas relacionadas à Inteligência Artificial, como Machine Learning (Aprendizado de Máquina) ou processamento de linguagem natural (NLP) para sua função. No entanto, uma grande porcentagem de líderes de estratégia afirmam que estão testando essas ferramentas ou explorando opções de uso. A pesquisa mostra que 51% estão investigando Machine Learning e 45% fazem o mesmo para análise preditiva.
Crie uma estratégia para uso
Um dos maiores obstáculos à implementação é estabelecer um caso de uso claro para novas tecnologias. Segundo a pesquisa do Gartner, 52% dos estrategistas relatam que este é um dos três principais desafios.
“Existem várias razões para isso”, disse Akers. “Os estrategistas enfrentam um mercado de fornecedores desconhecido e, com isso, têm muitas opções para escolher e poucos precedentes para se basear.”
Grande parte da tecnologia avançada que estrategistas pretendem implementar já está sendo usada com sucesso em outros lugares. Para criar casos de sucesso, o Gartner recomenda primeiro mapear a funcionalidade existente para necessidades específicas e, em seguida, priorizar os diferentes casos de uso que a tecnologia avançada pode oferecer, fazendo perguntas sobre a finalidade, impacto e adequação de novas ferramentas.
Os clientes do Gartner podem obter mais informações no relatório “Estrategistas dizem que novas tecnologias são essenciais para o sucesso da função”. O Gartner for Information Technology Executives fornece informações objetivas e acionáveis para CIOs e líderes de TI para ajudá-los a conduzir suas organizações por meio da transformação digital e liderar o crescimento dos negócios.