Gartner afirma que vendas globais de smartphones registraram o menor crescimento desde 2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Vendas de smartphones caíram pela primeira vez na China;
Android registrou as menores taxas em comparação ao mesmo período do ano anterior

O Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, afirma que as vendas mundiais de smartphones no segundo trimestre de 2015 registraram a menor taxa de crescimento desde 2013. As vendas para usuários finais totalizaram 330 milhões de unidades, um crescimento de 13,5% sobre o mesmo período do ano passado.
“Enquanto a demanda por smartphones 3G e 4G mais baratos continuou a impulsionar o crescimento de vendas nos mercados emergentes, os números gerais de smartphones permaneceram regionalmente diversificados ao longo do trimestre”, afirma Anshul Gupta, Diretor de Pesquisas do Gartner. Ásia e Pacífico (excluindo a China), Europa Oriental, Oriente Médio e África, foram as regiões emergentes que mais cresceram, impulsionadas pelo bom desempenho de fornecedores chineses e locais. Em contrapartida, as vendas na China caíram pela primeira vez em comparação ao ano anterior, registrando um declínio de 4%.
Apesar do lançamento de novos modelos de smartphones S6, os telefones premium da Samsung continuam sendo desafiados pelos iPhones de tela grande da Apple. A Samsung perdeu 4,3% do mercado e diminuiu 5,3% em vendas unitárias. A Huawei registrou a maior taxa de crescimento (46,3%), graças às fortes exportações e as vendas de aparelhos 4G na China. As vendas de iPhones aumentaram 36%, o que ajudou a Apple a ganhar 2,4% de participação de mercado.
Confira a pesquisa completa em http://www.gartner.com/newsroom/id/3115517