Gartner afirma que todo budget será focado em orçamentos de TI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tendências, desafios e oportunidades criadas na relação entre as quatro principais forças de TI serão discutidas durante o Gartner Symposium ITxpo 2012

         De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, há doze anos, os gastos que não eram ligados a TI representavam 20% do total do orçamento de tecnologia. No final desta década, representará cerca de 90%. Grande parte desta mudança é atribuída à digitalização da receita e dos serviços das empresas. As tendências, desafios e oportunidades criadas pela relação entre as quatro principais forças de TI – redes sociais, mobilidade, Cloud e informação – serão discutidas durante o Gartner Symposium ITxpo 2012, principal evento do Gartner no Brasil e que acontece esta semana em São Paulo.
          As organizações estão digitalizando segmentos de negócio como, por exemplo, o orçamento de pesquisa e desenvolvimento ou trocando gastos de marketing analógico para digital. Além disso, esta tendência tem impactado o atendimento aos clientes, com o objetivo de retê-los cada vez mais. Segundo o Gartner, hoje, os orçamentos estão sendo diretamente com gastos de TI, pois as empresas também estão transformando a digitalização em novos fluxos de receita.
          Para se adequarem a estas mudanças, as empresas vão criar o cargo de Chief Digital Officer (Diretor Digital, em português) como parte da liderança da unidade de negócios. O Gartner prevê que, até 2015, 25% das organizações terão este novo executivo. “Esta será a função estratégica mais empolgante na próxima década e os líderes de TI têm a oportunidade de definirem isto. Este tipo de profissional atua onde a empresa encontra o cliente, o faturamento é gerado e a missão é cumprida. São os responsáveis pela estratégia de negócio digital”, diz Cassio Dreyfuss, chairman do Gartner Symposium ITxpo 2012 e Vice-Presidente de pesquisas para CIOs e Research Country Manager do Gartner para o Brasil.
          Dreyfuss explica que a nuvem, as redes sociais, a mobilidade e a informação estão reconfigurando o modo como as pessoas trabalham e vivem, fazendo com que a vida corporativa e a pessoal estejam interconectadas. Este é um mundo com menos comandos e restrições que reprimem a produtividade e a inovação.
          “É um ambiente onde a tecnologia da informação não define regras. É fundamental para alcançar a produtividade pessoal e empresarial e também a inovação. Neste meio, a tecnologia é tão natural que não precisamos segurá-la em nossas mãos. É apenas uma parte de nossas vidas”, diz Dreyfuss.
           Os líderes de TI precisam assegurar que têm políticas e procedimentos para responderem às ameaças que surgirem. Eles devem levar em consideração os cyber ataques e antecipar os provenientes de novas fontes em larga escala. Precisarão se defender de “mercenários” das mídias sociais, além de investirem em novas tecnologias que dão suporte a aparelhos dos funcionários, como gerenciamento de dispositivos móveis, “conteinerização” e virtualização.
          O mercado de segurança deve expandir ainda mais, crescendo 56% em cinco anos, enquanto a segurança na nuvem quase triplicará. Um exemplo desta tendência é a área de saúde. Algumas empresas deste setor já estão dobrando ou triplicando seus orçamentos de segurança. A principal razão para isso são as conformidades regulatórias. Os líderes de TI precisam se antecipar e se planejar para a chegada de intervenções e regulações governamentais. Na medida em que a tecnologia da informação se torna universal em todas as operações, as regulações do “mundo analógico” irão para o “mundo digital”.
          Os presidentes das empresas esperam que os CIOs desencadeiem as forças que diferenciam o seu negócio no mercado para que eles não gastem todo o tempo automatizando o escritório. O valor que os presidentes procuram está na digitalização da interface entre a empresa e seus clientes ou cidadãos, criando oportunidades de negócios neste processo.
           Os analistas do Gartner afirmam que estamos na Era da economia do engajamento e é muito importante que os líderes de TI engajarem seus funcionários. A colaboração em massa está se tornando crítica e o crescimento do uso do conceito de games em aplicações (gamification) promete muito para o futuro. Quando a inovação, o engajamento ou a resolução de um problema forem solicitados, o Gartner recomenda tornar o desafio em um jogo. Porém, os líderes de TI precisam ter uma visão apurada dos clientes e olhar além da ‘gamification’ interna.
           “Se não é possível explicar como cada projeto em seu orçamento afeta o cliente, não o faça. Os CIOs de quaisquer setores reconhecem o foco no cliente como o grande impulsionador da inovação. A probabilidade de um cliente recomendar sua marca a um amigo ou colega importa muito”, afirma Dreyfuss.

Anote em sua agenda: Gartner Symposium ITxpo 2012
Data: 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 9h
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Mídias sociais – Informações adicionais sobre o Gartner Symposium ITxpo em São Paulo podem ser obtidas no site: www.gartner.com/br/symposium. Novidades, fotos e vídeos estão disponíveis no Facebook  http://www.facebook.com/GartnerSymposium, no Twitter http://twitter.com/gartnersummitBR e http://twitter.com/Gartner_inc ou usando #GartnerSym.

Sobre os novos simpósios do Gartner:

Novembro 5-8, Barcelona, Espanha: www.gartner.com/eu/symposium
Novembro 12-15, Gold Coast, Austrália:
www.gartner.com/au/symposium
Março 5-7, 2013, Dubai, UAE:
www.gartner.com/technology/symposium/dubai

Sobre o Gartner Symposium/ITxpo
O evento é a mais importante reunião mundial de CIOs e executivos seniores de TI. Ele fornece conteúdo independente e objetivo com a expertise e qualidade do líder mundial de pesquisa e aconselhamento em TI, além de oferecer acesso às mais novas soluções de fornecedores chave de tecnologia. Os líderes de TI confiam no Gartner Symposium ITxpo para obterem insights sobre como suas empresas podem utilizar a tecnologia para atender os desafios dos negócios e aprimorar a eficiência operacional.

Sobre o Gartner
O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.200 associados, sendo 1.280 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite
www.gartner.com.

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa e Comunicação do Gartner
Angélica Consiglio e equipe – tel.: (11) 2138-8900 –
www.planin.com
Contatos: Joyce Camargo – (11) 2138-8916 e Raquel Cruz – (11) 2138-8909
E-mail:
[email protected]