Gartner afirma que as empresas ficam mais inteligentes com Big Data e faturam mais com Dados Abertos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Tema será discutido no Gartner Symposium ITxpo, dias 29, 30 e 31 de outubro, em São Paulo

 

O Big Data faz com que as empresas se tornem mais inteligentes. Porém, são os Dados Abertos que aumentam o faturamento e o valor dos negócios em ambientes altamente competitivos. Esta afirmação é do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que abordará o assunto no Gartner Symposium ITxpo 2012, de 29 a 31 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

Os Dados Abertos são a solução para as empresas que buscam vantagens competitivas por meio da interação com seus consumidores, parceiros e fornecedores. Por exemplo, cada vez mais, os governos estão abrindo seus dados na Web, o que permite transparência com a sociedade e com as empresas que estão usando os Dados Abertos para chegarem aos consumidores, compartilharem custos com parceiros e gerarem receita com as informações.

O Gartner acredita que a estratégia de Dados Abertos deve ser prioridade para empresas que utilizam a Web como um canal de entrega de bens e serviços, pois apoia práticas que geram crescimento e inovação. São os arquitetos empresariais que ajudam suas organizações a conectarem projetos independentes de Dados Abertos, por meio da criação de práticas de resultados e compartilhamento de informações. Esta estratégia foca em crescimento e retenção de clientes estratégicos.

Além disso, as organizações que possuem um repositório de dados devem considerar a forma de usá-los como um ativo estratégico e um gerador de receita. Tecnologias maduras para qualidade de dados e anonimização (técnica que exclui informações consideradas sensíveis à privacidade) podem ajudar a atenuar restrições regulatórias e fatores de risco. As interfaces de programação de aplicativos (APIs) fornecem à Web informações interligadas e eficientes para a geração de grandes conjuntos de Dados Abertos. Ao considerarem os benefícios de longo prazo destas estratégias, as empresas devem investigar os tipos emergentes de troca de dados, nos quais quem produz e consome a informação compartilha dados para obter lucro ou ganho mútuo.

Existe uma relação positiva entre a abertura de informações (códigos, dados, conteúdo e padrões), os serviços de informação (Internet, Wikipedia, OpenStreetMap e GPS) e o tamanho e a diversidade da comunidade que as compartilha. Do ponto de vista dos arquitetos de informação empresarial, o valor dos dados cresce na medida em que é facilmente compartilhado.

Os APIs são uma boa abordagem para a troca de dados. Seu uso é considerado a melhor prática para a abertura de informações e funcionalidades para desenvolvedores e empresas. Por isso, as organizações usam os APIs para gerar novas fontes de faturamento, estimular a inovação, melhorar a transparência e aprimorar o valor da marca para os consumidores.

O desafio para as empresas é determinar como usar os APIs e de que maneira a estratégia deve estar alinhada às prioridades do negócio. Os arquitetos corporativos podem ajudar neste tópico. Enquanto algumas funções internas de TI usam estas interfaces para satisfazer necessidades locais ou de aplicações específicas, o processo de arquitetura empresarial as eleva ao posto de prioridade estratégica que cria negócios focados em resultados. Os APIs são um meio poderoso para se criar um ecossistema e o primeiro passo para gerar mais lucro por meio dos dados.

Durante o Gartner Symposium ITxpo 2012, os analistas orientarão as empresas e governos a lidarem com as oportunidades e desafios trazidos pelo Big Data, além de descobrirem as maneiras mais eficientes de trabalharem com Dados Abertos e obterem mais lucro. As inscrições para o evento podem ser feitas pelos telefones (11) 3074-9724 / 3073-0625 ou pelo email [email protected]. Até o dia 21 de setembro será concedido desconto especial de R$ 720,00.

 

 

Anote em sua agenda:

Gartner Symposium ITxpo 2012

www.gartner.com/br/symposium

Data: 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 9h

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559

 

Siga o Gartner Symposium ITxpo 2012 nas redes sociais:

Twitter – https://twitter.com/gartnersummitBR

Facebook – https://www.facebook.com/GartnerSummitsBrazil

Hashtag – #GartnerSYM

 

Sobre o Gartner

O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 12 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.200 associados, sendo 1.250 analistas de pesquisa e consultores em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.