Gartner aconselha empresas a atualizarem suas estratégias de integração para lidar com serviços baseados na Nuvem

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Aproveite o desconto especial de R$ 775,00, até 19 de julho, para participar da Conferência Gartner AADI

Com o advento dos serviços na Nuvem, novos desafios e oportunidades surgem relacionados à questão das aplicações e da integração de dados. Durante a Conferência Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, nos dias 13 e 14 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, analisará os benefícios para o negócio e os desafios tecnológicos da integração de serviços na Nuvem.

A inconsistência, os conflitos semânticos, a redundância e a duplicação de dados são inevitáveis, se os aplicativos estão na Nuvem ou locais. Portanto, o problema de integrar sistemas baseados na Nuvem entre si e com um ambiente local já estabelecido deve ser resolvido com o mesmo rigor e disciplina que as empresas adotam para oferecer suporte aos dados locais e à integração de aplicações ou do comércio eletrônico B2B.

O Gartner aconselha os líderes de TI a estenderem o alcance de sua estratégia de integração para cobrir, também, a integração de serviços em Cloud. Estabelecer uma estratégia separada para isso causaria uma ineficaz duplicação de esforços, infraestruturas tecnológicas e conhecimentos, custos mais altos e complexidade técnica e organizacional.

Embora a integração de serviços na Nuvem resolva o mesmo problema básico que a integração de aplicações tradicionais e de dados, a iPaaS (plataforma de integração como serviço) surgiu nos últimos anos para solucionar este desafio específico. IPaaS é um conjunto de serviços Cloud, que permite o desenvolvimento, a execução e a governança dos fluxos de integração, conectando qualquer combinação de processos baseados na Nuvem ou locais, serviços, aplicações e dados dentro de organizações individuais ou múltiplas.

As empresas estão, cada vez mais, escolhendo as ofertas de iPaaS devido à sua afinidade com SaaS (software como serviço, na sigla em inglês), além da maior facilidade de utilização, custos mais baixos e maior rapidez de tempo para integração, comparadas às plataformas tradicionais. O Gartner prevê que, em 2016, ao menos 35% de todas as empresas médias e grandes, em todo o mundo, usarão uma ou mais ofertas de iPaaS.

Para a maioria das grandes companhias, iPaaS vai complementar, e, não substituir, o middleware tradicional de integração local (como, a arquitetura Enterprise Service Bus, gateways de software B2B e a transferência gerenciada de arquivos). Por isso, lidar com a coexistência e a federação de iPaaS e plataformas de integração locais será regra para a maioria dos líderes de TI.

Além de considerar as tecnologias de plataformas, a integração de serviços na Nuvem também vai exigir que as empresas se planejem para um desenvolvimento adicional da estrutura organizacional da equipe de integração, metodologias e processos de governança. Na verdade, os projetos de integração de serviços na Nuvem requerem uma abordagem mais ágil e um tempo mais curto para obter valor do que as aplicações tradicionais ou iniciativas de integração de dados. Se a integração de serviços na Nuvem não é uma competência chave que os líderes de TI tenham interesse em desenvolver ou não possam desenvolver, o Gartner recomenda que sejam adotadas políticas de outsourcing de integração.

Mais detalhes sobre os desafios e as oportunidades da integração de serviços na Nuvem serão discutidos durante a Conferência do Gartner. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected], site www.gartner.com/br/aadi ou telefones (11) 5632-3109 / 0800 744 1440. Até dia 19 de julho, é possível obter desconto especial de R$ 775,00 para inscrições antecipadas.

 

ANOTE EM SUA AGENDA – Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração

Site: www.gartner.com/br/aadi

Datas: 13 e 14 de agosto (terça e quarta-feira)

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551

Horário: a partir das 8h

 

Nas mídias sociais:

Hashtag #GartnerBR

Facebook: www.facebook.com/GartnerSummitsBrazil

Twitter: www.twitter.com/gartnersummitBR

 

Sobre o Gartner

O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. Fornece análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em mais de 13.000 companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 5.500 associados, sendo 902 analistas de pesquisa em 85 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e simpósio anuais. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.