A ARC Executive Talent Recruiting, consultoria de gestão e de recrutamento de executivos, traça um panorama da empresa sobre o recrutamento de executivos em 2009. Para os sócios Peter Anderson e Francisco Ramirez, o ano foi bastante positivo, apesar do cenário mundial de instabilidade econômica.
Segundo eles, o segundo semestre permitiu a retomada de novos projetos em decorrência da chegada de investimentos e de uma “atmosfera” de otimismo nos negócios. “Boa parte deste sucesso pode ser atribuído ao crescimento gerado por empresas dos setores de consumo, tecnologia e telecomunicações, financeiro e real estate/infraestrutura”, afirma Ramirez.
Para o executivo, houve, ainda, uma adaptação no perfil dos executivos mais procurados pelas grandes companhias em 2009. “Destaco dois grandes diferenciais: qualificação e senioridade. Além disso, a vivência e experiência em momentos de crise foi outro ponto importante, em especial nos primeiros projetos deste ano, quando estávamos no auge da crise”, afirma o executivo.
Ramirez aponta, também, outras mudanças interessantes em razão da crise. “Percebemos um crescimento significativo na demanda por projetos de Assessment e de aconselhamento de altos executivos. Destaco ainda que, alguns executivos se mostraram mais preocupados do que o usual em aceitar desafios em outras empresas, em um momento de instabilidade e incerteza com o futuro. Para isso, o trabalho de conhecimento prévio da empresa – por parte do executivo – foi mais extenso e demorado”, diz o headhunter.
Em contrapartida, Peter Anderson destaca alguns setores que apresentaram oscilação negativa. “Grande parte da indústria de bens de capital sentiu a retenção de investimento por parte das empresas. Além disso, as indústrias fortemente exportadoras (alimentos, commodities agrícolas, commodities siderúrgicas e minérios etc.) também sofreram devido à redução nas compras por parte dos clientes em todo o mundo”, afirma o executivo.
Para 2010, a expectativa é de crescimento. “Temos sido assediados por clientes que desejam recuperar posições e retomar seus projetos de crescimento não realizados ou adiados em 2009. Isso aponta para um ano muito positivo neste setor”, finaliza Anderson.
Executivos da ARC apontam setores que se destacaram durante a crise

Agende uma reunião
Veja como obter melhores resultados com uma agência parceira e especializada no que faz. Agende um café e visite nosso escritório
(11) 2138-8900