Executivos brasileiros da EF Englishtown chegam ao topo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma nova geração de executivos brasileiros brilha no mundo corporativo global, apresenta ideias inovadoras e gestões de sucesso. Esse é o caso do Dr. Enio Ohmaye, 57 anos, ex-cientista da Apple e responsável pelo desenvolvimento da maior escola de inglês online do mundo, a EF Englishtown, e do executivo Julio de Angeli, 40 anos, vice-presidente da empresa para Europa e Américas.

Enio Ohmaye nasceu em São Paulo e graduou-se em administração de empresas na Universidade de São Paulo (USP) em 1983, porém logo mudou-se para os Estados Unidos, onde está até hoje, para trabalhar na IBM e cursar PHD em programa de Inteligência Artificial. Foi reconhecido como cientista e convidado para trabalhar na Apple, onde teve como seu mentor Alan Kay, considerado um dos pais da computação pessoal. Com o objetivo de desenvolver sua tese sobre o uso da tecnologia no aprendizado, Ohmaye uniu-se com Bill Fisher, CEO da EF Englishtown, para criar a escola de inglês online, em 1996.  

Segundo Ohmaye, que atualmente é diretor de tecnologia da EF Englishtown, o conceito da escola de inglês online nasceu de uma questão que sempre o atormentou: como ensinar milhões de estudantes todos os anos. “A resposta veio da imagem de salas de aulas cheias até a borda com alunos que precisam ouvir passivamente um professor cuja função é a de ‘fabricar’ licenciados”, afirma Ohmaye. Para que este quadro se tornasse o menos real possível, Dr. Enio vislumbrou na Internet, na tecnologia e nas redes sociais uma forma de ensino personalizado, individualizado e adaptado a experiências de aprendizado. “Na minha opinião, o futuro nos reserva um ambiente de aprendizado muito mais rico, em que os alunos poderão estudar, explorar na prática, obter feedback, discutir, receber orientação e interagir, tudo de forma muito mais acessível. Com a web, estamos apenas começando a ver coisas antes inimagináveis, experiências que não poderiam existir sem o poder computacional e a largura de banda de comunicação que temos hoje”, conclui Ohmaye.

Outro brasileiro que ocupa posição de destaque na EF Englishtown é Julio de Angeli. O executivo desenvolve papel fundamental na gestão e no cenário de crescimento da empresa. Jovem, formado em Administração na Fundação Getúlio Vargas, Angeli trabalhou muitos anos em instituições bancárias até que, um dia, apresentou um projeto sobre e-learning para alguns amigos influentes e foi escolhido para dirigir a filial brasileira da escola online até meados de 2005, quando mudou-se para Londres e assumiu a direção da EF Englishtown em todos os países da Europa e das Américas.

“Temos a grande vantagem de ter um negócio único, com estrutura de produção de desenvolvimento global, mas que atende às peculiaridades regionais. Por se tratar de um projeto exclusivo, esse é o maior desafio de assumir uma grande operação com vários países. Porém, é estimulante analisar a proporção que a escola atingiu e poderá atingir e como faço parte disso”, analisa o executivo.

 

Nova escola online da EF Englishtown

A mais recente conquista dos executivos da EF Englishtown é o lançamento de um novo modelo de curso pela Internet, com design renovado e estrutura de níveis que aumentam a velocidade de aprendizado em 50% em relação aos métodos tradicionais. O novo método é resultado de mais de US$ 55 milhões investidos pela EF Englishtown e dos intensivos testes realizados pelas unidades de pesquisa da organização em Xangai, Zurique e na Universidade de Cambrigde.

Com mais de 1500 horas de novo conteúdo interativo, a nova escola online da EF Englishtown traz inovações tecnológicas, que foram desenvolvidas nos últimos três anos, além de uma metodologia diferenciada e focada para um aprendizado mais rápido e efetivo dos alunos. Uma das novidades é a tecnologia de reconhecimento de voz, também chamada de “seu supervisor particular de pronúncia”, que proporciona ao aluno a oportunidade de saber se sua pronúncia está certa e a correção de falhas em tempo real, o que permite a assimilação imediata.

Além disso, a nova escola conta com mais de 500 vídeos atrativos que foram produzidos com atores, roteiristas e estúdios de Hollywood (Los Angeles – USA) e trazem um enredo envolvente, que apresenta cinco amigos universitários vivenciando aventura, romance e amizade em uma série de episódios, criados para despertar o interesse dos alunos e fixar o aprendizado em situações reais do cotidiano; mais de 10.000 atividades interativas; professores nativos disponíveis para aulas de conversação 24 horas por dia, a maior comunidade online de inglês e o EF Cambrigde English Level Teste – um exame de proficiência exclusivo, desenvolvido pela Cambridge ESOL.  

Enio Ohmaye, explica que a flexibilidade de tempo e decisões ajuda no aprendizado. “As pessoas aprendem mais rápido quando elas estão engajadas e podem controlar o próprio ritmo. Assim, nós concebemos um sistema que torna o aprendizado de inglês mais personalizado e flexível. Ao combinar o ensino especializado de inglês com a tecnologia de ponta, nós podemos garantir que as pessoas aprendam exatamente o que elas precisam. Esta é uma completa revolução no aprendizado de inglês”, afirma Ohmaye.

Mais moderna, atualizada e fácil de usar, a nova escola da EF Englishtown proporciona ao aluno o máximo de interação com o conteúdo, além de relatórios de aproveitamento e avaliação que o ajudam a atingir seus objetivos de aprendizado do idioma.

O lançamento global da companhia inclui o Brasil, segundo maior mercado da EF Englishtown, que fica atrás apenas da China. Os alunos brasileiros da escola, que somam 100 mil entre clientes de varejo e corporativos, já começam a ter acesso à nova metodologia. Segundo De Luca, com a atualização da escola online, a expectativa é dobrar o número de alunos da EF Englishtown no Brasil.