Exceda garante segurança contra ataques virtuais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Recentes ataques aos sites do governo expõem necessidade de segurança na web

O governo federal foi alvo de diversos ataques de crackers no Brasil, tendo mais de 20 sites violados nestes últimos dias. Páginas de importantes órgãos foram invadidas, como da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Receita Federal, do Ministério da Cultura, da própria Presidência da República, entre outros.

É nesse cenário que a Exceda, líder na América Latina em serviços de aceleração de aplicações e distribuição de conteúdo na Internet, destaca a importância da segurança da informação. Com a solução Akamai EdgePlataform, a companhia pode fornecer um robusto sistema de defesa que combate a proliferação de ameaças, provendo uma arquitetura de defesa multicamada que protege contra ataques potenciais.

“Cada vez mais as empresas colocam seus dados e operações essenciais de negócios na Internet e, consequentemente, precisam tomar as medidas apropriadas para proteger estes ativos das crescentes ameaças do mundo online”, afirma o Sócio-diretor Comercial da Exceda, Claudio Marinho.  O executivo credita o recente crescimento da escala e da gravidade dos ataques à migração que as corporações fizeram de mainframes para PCs e, posteriormente, para a web. Com isso, é crescente a dependência da web para tarefas e operações de dados essenciais. “A Internet é, agora, uma mina de ouro virtual, com dados sensíveis e ativos valiosos, mas, infelizmente, a segurança não acompanhou este desenvolvimento”, diz Marinho.

Projetada com segurança, resistência e tolerância às falhas na linha de frente, a Akamai EdgePlataform é uma plataforma que fornece recursos de defesa do tipo fronteira inteligentes e flexíveis nas camadas HTTP, rede IP, DNS. Estes recursos em nuvem ajudam as organizações a fechar seu perímetro de segurança e reforçar sua arquitetura de defesa aprofundada, com as proteções flexíveis e adaptáveis para combater as ameaças cotidianas. Além disso, com a abordagem inovadora da Akamai, desenvolvedora da plataforma, não é necessário sacrificar o desempenho e a disponibilidade em prol do aumento da segurança.

“Para diminuir riscos e proteger infraestruturas críticas, é preciso empregar uma estratégia de defesa aprofundada, usando camadas sobrepostas de proteção para detectar e bloquear ataques em todas as camadas e pontos de acesso”, explica. Marinho afirma que, além das soluções tradicionais como firewalls, sistemas de detecção de invasão, roteadores blindados e outros dispositivos de segurança, um sistema de defesa altamente distribuído é indispensável para uma defesa em profundidade.

Um sistema de defesa como a EdgePlataform oferece capacidades únicas para combater as ameaças da Internet. A ferramenta neutraliza os ataques na origem, ao invés de permitir que alcancem a estrutura central de processamento. Além disso, uma arquitetura descentralizada por toda internet é a única capaz de expandir-se suficientemente para absorver e bloquear os ataques em escala maciça. É por isso que a Akamai conta com mais de 84 mil servidores, espalhados por mais de mil redes em 72 países.

Os ataques de Navegação de Serviço de forma Distribuida  (DDoS – Distributed Denial of Service) tornaram-se uma das forças mais perturbadoras do ciberespaço. Enquanto alguns ataques DDoS são motivados por questões políticas ou sociais, muitos são guiados financeiramente. Com a proliferação dos botnets, softwares que executam tarefas automaticamente e de forma autônoma, a escala deste tipo de ataques disparou. Somente a EdgePlatform é capaz de auxiliar os clientes a resistir aos arrastões DDoS que elevam os níveis de tráfego em centenas de vezes. Ao mesmo tempo, o sistema inteligente de equilíbrio e encaminhamento de carga Akamai permite que o tráfego de ataque não reduza o desempenho das solicitações de usuários finais legítimos, garantindo o funcionamento do sistema.

A plataforma monitora e analisa a saúde da Internet em tempo real, incluindo dados sobre níveis de tráfego em diferentes locais e a saúde do backbone e do servidor DNS. Tem um mecanismo, exclusivo da Akamai, integrado de alertas específicos para cliente disparado por padrões de tráfego incomum, cuja visão global e instantânea da Web permite a identificação proativa de ataques de tráfego e suas fontes. “Por meio da ferramenta da Akamai podemos fornecer monitoramento de saúde para clientes, detectando lentidões em tempos de resposta de origem devido à sobrecarga”, garante Marinho.

Como um dos principais benefícios proporcionados pelo sistema o executivo destaca também a continuidade dos negócios como fundamental para as atividades do cliente. “O tempo de inatividade de um site pode custar às empresas milhões de reais em receitas e produtividade perdidas”, afirma. A arquitetura altamente distribuída da Akamai fornece múltiplas camadas de proteção que ajudam a garantir a infraestrutura de negócios essenciais em funcionamento.

Desenvolvida para se autorrecuperar de todos os tipos de falhas – seja em máquinas, datacenter, rede, ou de Internet – a Akamai fornece uma plataforma de alta disponibilidade de conteúdo web e de fornecimento de aplicativos, reduzindo a necessidade do cliente de manter sua própria infraestrutura. A EdgePlatform roteia ao redor de falhas e pontos problemáticos para fornecer continuamente conteúdo rápido e confiável a partir de servidores de fronteira próximos a usuários.

“Como os recursos dos agressores virtuais continuam a aumentar em escala e sofisticação, as empresas devem ser inovadoras e proativas na proteção de sua infraestrutura e de seus ativos digitais”, ressalta o Diretor. Marinho explica que organizações que quiserem fechar seu perímetro na fronteira da Internet podem utilizar a experiência e e a plataforma global única por meio de uma ampla variedade de opções e recursos de segurança. Juntamente com os serviços da Exceda, estes recursos continuarão a ajudar empresas de todos os ramos a atingir seus objetivos de negócios, ao fornecer seus aplicativos web essenciais, de forma segura, responsável e confiável.

Com o histórico comprovado de mais de uma década, a Akamai fornece, atualmente, um quinto de todo o tráfego da Web e conta com as principais empresas do mundo como clientes, incluindo três das cinco maiores corretoras de seguros on-line, nove das dez maiores empresas de antivírus, todos os ramos das forças armadas dos Estados Unidos (EUA), etc. Especificamente para esta ferramenta de segurança, a companhia presta serviços para clientes, como a Casa Branca e o FBI, nos EUA.