Evite os quatro erros mais comuns em estratégias de marketing de conteúdo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O marketing de conteúdo é uma ferramenta que tem conquistado cada vez mais espaço no planejamento das empresas. Envolve a produção de conteúdo relevante para os públicos de interesse, sempre sob a ótica do consumidor. Ao entender o “problema” do cliente, gera maior valor na entrega.

Nessa estratégia, o objetivo é ganhar credibilidade e se tornar referência com materiais como artigos, e-books, informativos e publicações nas redes sociais. Mas será que a sua empresa está usando corretamente o marketing de conteúdo em seus negócios? 

Os especialistas da Planin listaram os quatro erros mais comuns em estratégias de marketing de conteúdo. Confira aqui no blog!  

1. Foco exagerado na empresa — Ao acessar um conteúdo, o cliente busca uma solução que atenda às suas necessidades. Ou seja, ele não está interessado no produto em si, mas sim em como esse produto pode ajudá-lo. Portanto, os conteúdos não podem ser exageradamente promocionais. Você deve focar em entender as necessidades dos seus clientes para fornecer conteúdos relevantes, que solucionem a “dor” desses consumidores. Lembre-se de que marketing de conteúdo é diferente de publicidade, que é um formato pago que mostra explicitamente as vantagens de determinado produto ou marca.

2. Priorizar as plataformas em vez das metas — O fato de a empresa estar presente em plataformas como Facebook e Instagram por si só não são suficientes para atrair audiência e ganhar credibilidade. Ao planejar uma estratégia de marketing de conteúdo, identifique primeiramente qual é a sua meta para depois mapear quais ferramentas e plataformas são importantes para o negócio. Mesmo tendo um único objetivo com as ações, você precisará personalizar o conteúdo de acordo com cada plataforma. Por exemplo, se a sua empresa deseja aumentar em 20% a base de clientes, você deve trabalhar com diferentes abordagens no Facebook, LinkedIn, Instagram, Google e blog.  

3. Não pensar em como será buscado — Boa parte do tráfego de visitantes do seu site ou blog é originada pelas ferramentas de busca. Por isso, é importante pensar nesse canal na hora de criar conteúdos. Para isso, coloque-se no lugar do seu público para entender em que tipo de conteúdo ele está interessado e use palavras-chave adequadas. 

4. Não medir resultados — Esse é um dos erros mais comuns – e talvez o principal – em estratégias de marketing de conteúdo. Assim como é importante traçar metas, você deve avaliar também qual é o retorno que cada plataforma está gerando. Leve em consideração métricas como engajamento de seguidores, artigos mais acessados, quantidade de leads gerados e convertidos em vendas, além de quanto foi economizado com esse tipo de marketing em relação à publicidade convencional. 

Quer aplicar o marketing de conteúdo na estratégia da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Conte com os especialistas da Planin e aumente a relevância da sua marca no mercado!

Equipe Planin – [email protected]