Estudantes criam projetos em espaços ‘faça você mesmo’

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

LabMakerdo Colégio Porto Seguro permite criação de protótipos com uso de equipamentos modernos

 

 

O conceito “faça você mesmo” tem inspirado crianças e jovens a buscar cada vez mais descobertas e experimentos diversos. Nesse cenário, tornam-se fundamentais os chamados LabMakers, espaços tecnológicos que funcionam como laboratórios que permitem aos estudantes criarem projetos físicos ou digitais para que tenham novas e ricas oportunidades de aprendizado.

Os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro,uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, têm aprendido muito no LabMaker do Colégio e, inclusive, já criaram projetos, como customização de camisetas e luminárias que refletem imagens na parede. O espaço também teve seu primeiro grande evento, o Scrath Day, em que várias escolas e instituições de tecnologia e educação do mundo realizaram atividades de programação utilizando um software desenvolvido pelo MassachussettsInstituteof Technology (MIT).

O uso do LabMaker pelos alunos do Porto Seguro não está atrelado necessariamente a uma disciplina. É possível utilizar o espaço fora do horário de aula, com o auxílio de um professor tutor, que orienta na pesquisa e na escolha dos materiais. O objetivo é incentivar o conhecimento aberto e a democratização de novas tecnologias.

A sala supermoderna do Colégio possui equipamentos, softwares e ferramentas que permitem a criação de protótipos como impressora 3D, projetores para videoconferência, cortadora de vinil, frisadora, cortadora a laser, kits de robótica, bancada multiúso, computadores, tablets e notebooks, além de sucatas e materiais diversos. Seu formato atende aos requisitos da Rede FabLab Brasil Network, associação sem fins lucrativos criada para apoiar a implementação de novos espaços makers.