Espécies ameaçadas, onça-parda e jaguatirica são flagradas no Parque das Neblinas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Pela primeira vez na reserva, foi registrado também o gato-mourisco. área, localizada na região de Mogi das Cruzes, pertence à empresa Suzano e é gerida pelo Instituto Ecofuturo 

Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano e responsável pela gestão do Parque das Neblinas, registrou por armadilhas fotográficas, as “câmeras trap, novos flagras de jaguatirica e onça-parda, além do gato-mourisco, que foi filmado pela primeira vez na área. Registros como esses reforçam que o trabalho de restauração e conservação realizado pelo Instituto há mais de 15 anos na reserva proporciona as condições necessárias para o abrigo e reprodução da fauna. 

As câmeras, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Ecofuturo, já captaram diversos animais, como anta, veado, irara, cateto, entre outros. Mas, pela primeira vez no Parque das Neblinas, foi possível registrar o esturro da onça-parda (Puma concolor), que é um som emitido pelo felino e que pode significar a demarcação de território ou a tentativa de atrair um parceiro para acasalamento. Na reserva, também já foi flagrada uma onça-parda caminhando com seus filhotes.  

O gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), outra espécie presente no local, mas difícil de se registrar, foi filmada pela primeira vez este ano. O felino foi flagrado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ecofuturo, uma área de 518 hectares de Mata Atlântica bastante conservada, dentro do Parque das Neblinas. Já o novo registro da jaguatirica (Leopardus pardalis), ameaçada de extinção pela caça ilegal e o desmatamento, indica o trânsito do animal pelo Parque.    

Com 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, o Parque das Neblinas, localizado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), possui mais de 1.200 espécies identificadas, sendo três novas para a ciência e cerca de 20 com algum grau de ameaçada. A área protege também mais de 450 nascentes, que compõem a bacia do rio Itatinga e do Alto Tietê.  

“Estes registros são indicadores importantes para nós. Proteger a biodiversidade e contribuir para sua conservação é um dos objetivos do Ecofuturo, que atua em parceria com a Suzano e com instituições de ensino para fortalecer o monitoramento e a identificação de espécies na reserva, e apoiar o desenvolvimento de pesquisas”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.  

O Instituto Ecofuturo publicou em seu canal do Youtube um novo vídeo, que traz um compilado com os melhores flagras de animais feitos na área. Confira aqui

Sobre o Parque das Neblinas 

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária. Mais de 1.250 espécies já foram identificadas no Parque e para conhecer mais sobre a diversidade de animais e plantas protegidos na reserva, confira a publicação “A biodiversidade no Parque das Neblinas”, disponível no site do Ecofuturo.  

Sobre o Instituto Ecofuturo 

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturowww.youtube.com/institutoecofuturo e www.instagram.com/ecofuturo

Planin – Assessoria de Imprensa do Instituto Ecofuturo 

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contatos: Eduarda Lopes 

E-mail da equipe: [email protected]nin.com – Tel.: (11) 2138-8915