Embratel e Speedcast anunciam acordo para fornecer Internet via satélite ao setor marítimo no Caribe

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Moderno satélite Star One D2 será usado para possibilitar a conexão na rota caribenha, inclusive de grandes cruzeiros

A Embratel anuncia parceria com a Speedcast, provedora global líder de serviços de TI e Telecom, para o fornecimento de conexão satelital a cruzeiros na região do Caribe. O acordo prevê o uso de 198MHz (equivalente a cinco transponders e meio) em Banda Ku do Star One D2, satélite da Embratel, para prover Internet a bordo, e conexão entre as embarcações e o teleporto da Speedcast. Com isso, passageiros e tripulantes de grandes cruzeiros e demais embarcações podem aproveitar uma conectividade rápida e segura, de altíssima qualidade, durante todo o trajeto marítimo.

“Como precursora de soluções via satélite na América Latina, a Embratel habilita a conectividade durante a temporada de cruzeiros do hemisfério norte, na região caribenha. A demanda a ser gerada pela Speedcast utilizará parte da capacidade do Star One D2, com sua cobertura na América Central, especialmente no México e no Caribe”, diz Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel.

Conectividade de ponta, com segurança e velocidade no setor marítimo, é cada vez mais necessária, seja para uso de passageiros em navios turísticos ou para tripulantes em barcos ou em embarcações petrolíferas. A Internet via satélite é ideal para o segmento por conseguir alcançar áreas de difícil acesso no meio dos trajetos pelo oceano. A Embratel já tem ampla experiência atendendo regiões marítimas e distantes geograficamente, disponibilizando conectividade para embarcações de companhias do setor petrolífero, que muitas vezes possuem plataformas em alto mar.

Por meio do Star One D2, o maior e mais recente satélite lançado pela Embratel, a conexão à Internet está agora garantida em toda a América Latina e região do Caribe. O satélite ocupa a posição orbital de 70° W para proporcionar confiabilidade e rapidez no acesso. Com isso, passageiros conseguem se manter conectados mesmo no meio do oceano, desfrutando de uma melhor experiência durante a viagem e podendo utilizar redes sociais, serviços de mensagens e de streaming. Em casos de situações extremas e contratempos, a tripulação pode se comunicar rapidamente com centros de controle em terra para pedir ajuda ou solucionar, inclusive, eventuais imprevistos.

​​​ ​​Os serviços da Embratel serão oferecidos com o suporte de seu moderno centro de operações de satélites. Localizado em Guaratiba (RJ), o teleporto é o maior e mais moderno do Brasil e da América Latina, tendo diversas certificações, como a ISO 9001:2015, que torna a Embratel um dos mais confiáveis fornecedores do mundo na área satelital. A Embratel também é credenciada de acordo com as normas do Inmetro (Brasil), da Ansi-Rab (Estados Unidos) e RVA (Holanda), além de participar ativamente na Space Data Association (SDA), principal instituição que presta serviços de vigilância espacial para as operadoras de satélites.

O acordo da Embratel com a Speedcast, para o fornecimento de conectividade na região do Caribe, reforça o alcance e a capacidade da frota de satélites da Embratel para atender os mais variados segmentos. Para mais informações, acesse: https://www.embratel.com.br/satelites.