Embratel comemora resultados de projeto de telecomunicações para a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Embratel, a mais completa operadora de telecomunicações do Brasil, comemora o sucesso da estrutura de telecomunicações que criou para suportar grandes eventos. Como vencedora da concorrência para a prestação de serviços, a Embratel disponibilizou uma moderna infraestrutura de telecomunicações para o Mundial de Futebol, com todos os links de telecomunicações e com serviços de Internet, telefonia local e rede de dados para Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo, além da Polícia Federal e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

“Mais uma vez a Embratel se destaca por sua estrutura e capacidade para atuar em grandes eventos”, diz Maria Teresa Azevedo Lima, Diretora Executiva Regional Centro, Norte e Nordeste da Embratel.

A ideia do projeto surgiu no Ministério da Justiça que teve a responsabilidade de coordenar, com o apoio do Ministério da Defesa, todas as ações de segurança pública e defesa civil durante o os jogos de futebol que acabam de acontecer no Brasil, e das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. Por conta desse desafio, foi criada, em 2011, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE/MJ). A SESGE tem sob sua responsabilidade a coordenação de todos os órgãos envolvidos na segurança pública e defesa civil do governo nas esferas federal, estadual e municipal, além de ser a interface do Estado Brasileiro com o Comitê Organizador da Copa do Mundo FIFA BRASIL 2014 e o Comitê Rio 2016.

Durante os jogos, o Governo brasileiro promoveu diversas ações de segurança pública, envolvendo os Órgãos de Segurança Pública, Defesa, Inteligência, Defesa Civil e até o Gerenciamento do Trânsito. Essa soma de esforços e de especializações fez com que o evento tivesse uma infraestrutura específica para permitir sua realização.

A Embratel forneceu para o Mundial sua infraestrutura que foi utilizada no Sistema Integrado de Comando e Controle, responsável pelo controle do aparato de todos os Estados que tiveram jogos. O projeto foi estratégico por garantir o funcionamento ininterrupto e a segurança das informações da Segurança Pública e Defesa Civil.

A estrutura da Embratel foi a base de:

– Um Centro Integrado de Comando e Controle Nacional – CICCN: Localizado em Brasília, o centro foi responsável pelo gerenciamento estratégico das ações de segurança pública e defesa civil, supervisionando e apoiando as ações das cidades-sede, mantendo atualizadas e disponíveis dados para o alto escalão do Governo Federal;

– Um Centro Integrado de Comando e Controle Nacional Alternativo – CICCNA: Localizado no Rio de Janeiro, funcionou como um centro de backup de dados;

– Um Centro de Cooperação Policial Internacional, localizado em Brasília;

– Doze Centros Integrados de Comando e Controle Regionais – CICCR: Localizados nas 12 cidades que sediaram os jogos do Mundial;

– Vinte e sete Centros Integrados de Comando e Controle Móveis – CICCM: Localizados nas proximidades dos estádios;

– Doze Centros Integrados de Comando e Controle Locais – CICCL: Localizados nas arenas da Copa;

– Vinte e duas Plataformas de Observação Elevada – POE: Posicionadas próximas aos estádios.

“Essa soma de esforços e inteligência de tecnologia é, sem dúvida, um dos maiores legados que os jogos deixam para o Brasil”, diz Maria Teresa, destacando que essa estrutura poderá também servir de base para outros eventos de grande porte a serem realizados no Brasil, como as Olimpíadas e Paralimpíadas confirmadas para 2016. “A equipe de técnicos da Embratel acompanhou de perto a prestação dos serviços, garantindo total disponibilidade dos sistemas”, comemora a diretora executiva.

O projeto foi realizado a partir de edital vencido pela Embratel em 1º de julho de 2013. Foram contratados serviços de rede de Internet, MPLS Nacional; de rede MPLS Estadual, Tronco E1, necessário para a utilização dos sistemas, aplicativos, estruturas de rede de dados e ferramentas de tecnologia para interligação dos Centros Integrados de Comando e Controle-CICC, sendo dois nacionais, doze regionais e vinte e sete móveis para compor o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC) e órgãos de interesse envolvidos nas cidades sede do Mundial de 2014 e de outros grandes eventos.

 

Sobre a Embratel

A Embratel é uma das maiores e mais completas operadoras de telecomunicações do Brasil. Oferece soluções diferenciadas para todo o mercado nacional, incluindo telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet e soluções por satélite. A empresa também se destaca pela oferta de serviços de TI, como Cloud Computing, e de soluções de valor adicionado para empresas de todos os portes. A Embratel faz parte do grupo América Móvil, líder na oferta de serviços de telecomunicações na América Latina. Para mais informações, acesse: www.embratel.com.br.

 

PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa – Embratel

Angélica Consiglio e equipe – tel. (11) 2138-8900 – www.planin.com

Contatos: Carolina Hilal e Marcela Meira

Tels. (11) 2138-8921 e (11) 98918-2886

Email: [email protected]