Embratel incrementa infraestrutura e oferta de Cloud Computing com centro de última geração
A Embratel, a mais completa operadora de telecomunicações do Brasil, anuncia hoje o lançamento de novo Data Center no Brasil. Instalado na capital de São Paulo, o centro é dedicado inteiramente à oferta de serviços a clientes corporativos. Resultado de um investimento direto de mais de R$ 100 milhões, o Data Center Lapa ocupa área total de 7.000 metros quadrados, tem capacidade para 150 mil servidores virtuais e amplia a oferta da Embratel, que passa a ter uma estrutura ainda mais robusta, com cinco Data Centers no Brasil.
“Estamos lançando um dos mais modernos Data Centers do mundo. O novo centro da Embratel é o estado da arte em matéria de tecnologia e, por isso, é a nossa mais nova realização. Será a base de comunicação das melhores e maiores empresas públicas e privadas do Brasil”, afirma José Formoso, presidente da Embratel. O novo centro é resultado de um processo de expansão de rede e de infraestrutura que começou há alguns anos para orientar a Embratel ao futuro com o uso de novas tecnologias que agregassem ainda mais valor às suas soluções. “O lançamento de hoje é um importante marco para a Embratel, que reforça sua oferta de serviços para o segmento corporativo, incluindo serviços de gerenciamento de infraestrutura TI e Cloud Computing”, acrescenta.
O Data Center Lapa foi desenvolvido para atender clientes corporativos (públicos e privados). Já está programado também para hospedar e processar as informações que serão geradas pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, um dos maiores eventos do mundo e que terá patrocínio do consórcio Embratel-Claro com exclusividade na categoria Telecomunicações.
O novo centro integra os serviços mais inovadores de telecomunicações aos mais modernos recursos de TI, potencializando ofertas de Cloud Computing, Hosting, Security e Disaster Recovery.
A plataforma de Cloud Computing da Embratel foi instalada em São Paulo no novo Data Center, que é de classe mundial TIER 3, e está interligada a outras plataformas de Cloud Computing da América Móvil, um dos maiores grupos empresariais do mundo, instaladas também em Data Centers de classe mundial, localizados em Bogotá, Buenos Aires e México
“Nossos clientes corporativos agora têm acesso a uma infraestrutura sem igual no País”, comemora Ney Acyr Rodrigues, Diretor Executivo da Embratel Empresas. Segundo ele, clientes corporativos já podem migrar suas infraestruturas de TI para a plataforma de Cloud Computing de forma segura e confiável, além de se beneficiar da significativa redução de custos que essa tecnologia proporciona.
O Data Center Lapa está interligado aos outros quatro centros da Embratel por meio de Backbone IP (Internet Protocol) de alta disponibilidade e alta performance, com conectividade de baixa latência. Sua rede de última geração utiliza a tecnologia OTN (Optical Transport Network), com alcance de até 120 Terabits/seg – patamar que chega a ser 100 vezes superior ao de outras redes utilizadas pelo mercado, beneficiando clientes no acesso e uso da estrutura, que atende clientes e demandas nacionais e internacionais da América Móvil. Os 5 centros estão localizados no Rio de Janeiro (2 centros), Campinas (1 centro) e São Paulo (2 centros) e atendem demandas de clientes e internas das empresas do grupo América Móvil (Embratel, Claro e NET). O monitoramento é contínuo (24×7) e tem o acompanhamento e suporte 130 profissionais especializados, assistidos por outros 220 profissionais brasileiros e 50 internacionais (em outros países latino-americanos).
SERVIÇOS
O novo Data Center oferecerá uma linha completa de serviços de TI, com destaque para Hosting, Disaster Recovery, Moving e Cloud Computing, proporcionando aos clientes serviços de TI e Telecomunicações com o mais alto padrão de qualidade:
Cloud Computing (IaaS) – Recursos computacionais de servidores virtuais, Storage e backup utilizando plataforma computacional de Cloud instalada em Data Centers do grupo localizados em São Paulo, Bogotá, Buenos Aires e México. Servidores virtuais com 64GB de memória RAM cada e até 2 TB de Storage de alta performance.
Cloud Computing (SaaS) – Inicialmente serão disponibilizados os seguintes programas como serviço:
– Office 365 da Microsoft: Solução de e-mail, Word, Excel, Power Point e Share Point baseada em Cloud Pública. O produto pode oferecer armazenamento e restauração das caixas postais com a possibilidade da customização do domínio.
– Software de Correio da Microsoft: Solução de hospedagem de e-mail em Cloud Privada na Embratel baseada na plataforma Exchange 2010 com vários dispositivos de comunicação e colaboração para compartilhamento de arquivos também com possibilidade da customização do domínio.
– Software de backup da Mozy: Solução de armazenamento de arquivos de forma segura, redundante e com a possibilidade de recuperação em caso de perda.
– Software de Hospedagem da Hostopia: Solução completa de Web Server para pequena e média empresa construir seu site.
– Software de Segurança de End Point da McAfee: Solução completa de segurança para desktop, laptop e dispositivos móveis como: antivírus, firewall, Anti-Spyware, IPS, filtro de conteúdo para proteção de dispositivos.
– Software de Correio da Mail2World: Solução de hospedagem de e-mail em Cloud Pública com a possibilidade da customização da página e do domínio do cliente.
Hosting Monitorado – Disponibiliza infraestrutura ininterrupta contemplando espaço climatizado, energia, conectividade com a internet ou MPLS, segurança física e lógica. Adicionalmente disponibiliza serviços de Smart Hands e de monitoração de componentes de Hardware, Software e Network.
Hosting Gerenciado – Disponibiliza infraestrutura ininterrupta contemplando espaço climatizado, energia, conectividade com a internet ou MPLS, segurança física e lógica e recursos computacionais como servidores dedicados, firewall e storage e gerência. O serviço inclui monitoramento, administração e suporte de Sistemas Operacionais (Windows e Linux), Virtualizadores (Hyper-v e VMWare), Aplicações (Web Server e Exchange), Banco de Dados (SQL, Oracle e MySQL), Storage (Opções de conectividade via SAN, NAS em discos FC, SATA ou SSD), Backup (Disco, Fita ou Guarda Externa), Segurança (Firewall, IPS, Antivírus e AntiSpam) e de Rede (Switch, Roteador, Balanceador de Carga, DNS, VLAN e VPN). Todos esses ambientes são registrados e acompanhados por meio de relatórios de disponibilidade, de capacidade e inventário físico e lógico.
Disaster Recovery – Disponibiliza um plano de contingência que garante a continuidade da rotina operacional das aplicações das empresas em situações extremas, da infraestrutura e dos recursos computacionais. Disponibiliza também o detalhamento da rotina e periodicidade dos testes para validação do plano de contingência.
Moving – Fornece todo o planejamento e execução para que os recursos computacionais e aplicações das empresas sejam transferidos para o Data Center.