Em casa com as crianças: 11 ideias para recriar atividades externas dentro do próprio lar

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Simular lojas, cinemas e restaurantes é uma alternativa para entreter as crianças e desenvolver competências como sustentabilidade e inteligência socioemocional

Em tempos de quarentena, trazer ambientes e situações externas para dentro de casa pode ser um caminho para aliviar a ansiedade das crianças, ao mesmo tempo em que se estimula a criatividade dos pequenos. Transformar a cozinha em um mercado, a sala em cinema e o quarto em loja de roupas são algumas ideias que podem ser simuladas sem exigir muito trabalho. Atento às necessidades das crianças, que passam por um momento de mudança profunda, o Colégio Visconde de Porto Seguro traz algumas ideias para que a rotina escolar e de lazer não seja esquecida.

“No ambiente escolar, nós sempre trabalhamos para que os alunos sejam capazes de enfrentarem mudanças e se adaptarem rapidamente. Agora, essa competência está sendo necessária no dia a dia das crianças. Para ajudar nesse processo e desenvolver habilidades ligadas à inteligência socioemocional, comunicação e sustentabilidade, é importante que pais e cuidadores proporcionem às crianças oportunidades de vivenciar ambientes externos sem sair de casa”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro. “Recriar shopping, cinema, restaurante, lojas e mercados faz com que eles se sintam mais seguros, trabalhando as emoções e equilibrando os sentimentos nas situações de maior necessidade, como essa que vivemos agora”.

A ideias abaixo podem ser replicadas facilmente pelos pais. São sugestões que ensinam e colocam a criança em contato com experiências normalmente vividas fora de casa.

Horta: Com seus filhos, plante em vasos sementes de alimentos utilizados. Cultive regando diariamente e colocando os vasos em local com sol. Quando as plantas crescerem, crie um mercadinho com as opções cultivadas e depois prepare uma refeição com elas, se possível.

Restaurante na Sala: arrume o ambiente com decoração diferente e pense em opções de refeições de preparo fácil. No computador, monte e imprima o cardápio. Na hora do almoço/jantar, tenha uma cópia para cada integrante da família escolher e em seguida sirva as refeições.

Cinema: escolha um bom filme (canais a cabo liberaram sinal e algumas plataformas de streaming também disponibilizaram filmes infantis), imprima ingressos, com o nome do filme e horário. Prepare pipoca, distribua as porções para cada um e ofereça uma bebida para acompanhar.

Aula de gastronomia: Faça bolos, doces, pães e comidas diversas com as crianças. Vale também ensinar a importância de uma a alimentação saudável e equilibrada.

Piquenique na sala: Em um dia de sol, estenda uma toalha no chão, abra as janelas, coloque almofadas e vasos de plantas. Monte sanduíches e diversos snacks. (Obs: se tiver espaço de quintal e jardim, essa opção pode ser feita ao ar livre).

Dia de beleza: Lave os cabelos, teste penteados diferentes, use gel, faça manicure e pedicure. A ideia é distrair as crianças em um momento de relaxamento para pais e filhos.

Loja e compra de roupas: Simule a ida à loja de roupas, separe roupas que as crianças já possuem e proponha testar combinações novas. Usem a criatividade para explorar o que já existe no armário. (Se for o caso, aproveitem para separar doações de peças que ficaram pequenas).

Monte a lancheira todos os dias: No período de estudos, ele pode comer os itens já preparados para as pausas e descansos. Atividade remeterá ao ambiente escolar, mantendo uma conexão com a rotina.

Escrever cartas aos amigos e avós: Vale também enviar e-mails mais elaborados, caso os correios suspendam as atividades.

Ida ao mercado: proponha ao seu filho uma refeição para o dia, coloque diversos itens sobre a mesa (vale colocar preços fictícios) e ajude-o a escolher os itens necessários para a refeição proposta.

Yoga em casa: Cuide da saúde mental e física junto com seu filho. Diversos instrutores de yoga e meditação liberaram acesso gratuito para aulas. Nas redes sociais também existem diversos conteúdos disponíveis.

Algumas das atividades propostas acima também podem ser feitas em outro idioma, como, por exemplo, traduzir o cardápio para inglês, alemão ou espanhol. Outra dica importante é perceber e estimular as habilidades distintas dos seus filhos. Vale propor desafios fotográficos para o dia, desenhos, escrita de poemas, criação de jogos de tabuleiro, entre outros.