Eficiência energética em sinergia automação residencial

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Cada vez mais acessíveis aos consumidores, os projetos controlam a energia dos ambientes, reduzem custos e contribuem com o meio ambiente

A eficiência energética se tornou tema de estudos e discussões nos últimos anos em razão da preocupação da sociedade com o aquecimento global e a preservação do meio ambiente. Usar com cautela os recursos naturais e investir em tecnologias limpas é fundamental para que o nosso planeta seja preservado.

Pequenos hábitos podem contribuir para o uso da energia de maneira mais eficiente. “Apagar luzes que não estão sendo utilizadas, desligar a televisão quando ninguém está assistindo e usar com maior frequência a luz natural são atitudes que resultam em economia de energia”, afirma Rogério Garcia, gerente de Produto do sistema de automação residencial IHC da Schneider Electric, especialista global na gestão de energia.

Em uma casa, a automação residencial, cada vez mais acessível à classe média, pode integrar diversos sistemas, como os dispositivos que controlam as persianas e a iluminação. Deste modo, é possível avaliar o que traz mais conforto e, ao mesmo tempo, eficiência para o ambiente: a persiana aberta ou a luz acesa.

Uma solução simples capaz de apagar luzes automaticamente quando todos saem de uma sala ou um sistema de ar-condicionado que equilibra a temperatura de todo o prédio pode diminuir a conta de energia elétrica de uma empresa em até 30%.

Este resultado pode ser obtido por meio do uso de controladores programáveis, responsáveis por analisar o desempenho das instalações elétricas e fazer modificações nos processos, de acordo com um plano previamente determinado, controlado por um profissional, responsável por gerenciar todo o sistema e adaptá-lo às necessidades da companhia em que atua. “Contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais preserva o ambiente em que vivemos, além de proporcionar economia de custos”, completa Garcia.