A proficiência em inglês está assumindo um papel cada vez mais importante na vida de estudantes em todo o mundo, garantindo acesso para muitas oportunidades pessoais, educacionais e profissionais. Entre os testes de maior reconhecimento mundial, que atestam o nível do idioma dos alunos, estão o TOEFL (Teste de Inglês como uma Língua Estrangeira, em português) e TOEIC (Teste de Inglês para Comunicação Internacional, em português).
Milhares de faculdades e universidades no mundo exigem um de seus certificados como requisito de admissão em seus cursos, assim como órgãos governamentais e programas de bolsa de estudos.
Com base nisso, André Marques, diretor geral da EF Englishtown, maior escola de inglês on-line do mundo, recomenda algumas dicas para estudantes que pretendem realizar um dos testes:
Conheça bem o formato do teste
Antes de realizar o exame, é importante conhecer o formato do teste e dominar a tecnologia necessária para fazer a prova.
No TOEFL, são quatro horas e meia de exame com as seguintes seções:
Reading – De três a quatro textos acadêmicos com perguntas para responder sobre o assunto apresentado no conteúdo;
Listening – De 30 a 50 questões para responder sobre o que se ouve. Podem ser conversas, palestras, entre outros temas;
Speaking – São seis tarefas a serem concluídas em 20 minutos. O estudante deve expressar sua opinião sobre um tópico conhecido, falar sobre um texto lido ou discutir sobre algo que ouviu;
Writing – São 50 minutos para escrever uma redação, embasando sua opinião, com base em leituras e gravações propostas.
Já o teste TOEIC, aborda situações de negócios. Sua avaliação é feita pela compreensão oral (listening), leitura de testes em papel e partes de conversação e redação on-line.
Mais importante do que dominar os formatos das avaliações é realizar simulados, como os que são oferecidos pela EF Englishtown. Essa ainda é a melhor maneira de se preparar para os exames.
Trabalhe seu vocabulário
TOEFL e TOEIC não são testes que verificam apenas seu inglês de maneira geral. Para o aluno que vai prestar o TOEFL, é importante cuidar do vocabulário acadêmico, pois esse exame mede sua capacidade de acompanhar as aulas em uma universidade de língua inglesa. Para o TOEIC, é fundamental trabalhar o vocabulário específico, como de viagens, saúde, bancos e escritórios. Expressões idiomáticas também contam.
Não tente traduzir
Essa dica é válida para qualquer pessoa que queira ser fluente em outra língua. A tradução nos faz pensar em português. Portanto, para provar seu domínio do idioma, é preciso pensar em inglês.
Tudo soa mais fluente e é realizado mais rápido quando o pensamento original é na língua em que se quer comunicar. Faça do inglês uma parte importante de seu dia a dia com, por exemplo, filmes sem legendas e músicas em inglês.
Cuidado com o tempo
O TOEFL e TOEIC são parecidos com o vestibular brasileiro: é preciso gerenciar o tempo para não se perder enquanto faz o teste. Chegue ao local com antecedência e, no momento do exame, não gaste tempo demais em uma só questão. Assim sobrará mais tempo para as outras. Organize seu tempo adequadamente.
Fonte: André Marques, diretor geral da EF Englishtown.