O projeto investiga as necessidades específicas de estudantes do ensino médio que estão aprendendo inglês como segunda língua
Por que alunos de certos países aprendem inglês mais facilmente do que os de outros lugares do mundo? Por que as estratégias de ensino de maior sucesso na Rússia e na China são tão diferentes das estratégias usadas com falantes nativos? Será que um entendimento melhor do domínio do inglês poderia ajudar educadores a criarem formas mais eficientes de ensinar? A EF Englishtown, maior escola de inglês on-line do mundo, e o corpo docente da Faculdade de Educação de Harvard (HGSE – Harvard Graduate School of Education) tentarão responder esta e outras perguntas centrais sobre o mistério da aquisição do idioma inglês por meio do estudo de metodologias de ensino de línguas.
Inicialmente, a colaboração terá foco em como os alunos se tornam proficientes na redação em inglês. A professora, Paola Uccelli, e seus alunos de PhD do programa de Linguagem & Alfabetização da HGSE, acessarão trabalhos escritos enviados por alunos de inglês nativos, russos e chineses que estudam com a EF Englishtown. A equipe analisará as redações, avaliando as diferenças crônicas recorrentes na prosa, e tentará entender quais abordagens acadêmicas funcionam melhor para desenvolver a proficiência na escrita em inglês.
Essa pesquisa é uma ótima oportunidade para a maior escola de inglês on-line do mundo oferecer aos pesquisadores da HGSE o acesso a uma quantidade de dados sem precedentes que pode revelar novas abordagens para fazer com que aprender inglês seja mais fácil para pessoas do mundo todo. “Estamos animados em poder colaborar com esse projeto e acreditamos que seus resultados irão nos ajudar a entender como os alunos podem aprender inglês melhor e quais as melhores ferramentas para auxilia-los”, afirma André Marques, diretor geral da EF Englishtown.
A escola e a HGSE estão considerando tópicos adicionais para estudos futuros, incluindo a eficiência de métodos pedagógicos regionais na proficiência do inglês falado, o impacto de ensinos experimentais em abordagens tradicionais com livros didáticos e o potencial de utilizar big data de milhões de alunos da EF Englishtown para identificar novas abordagens no ensino de inglês. “Nosso trabalho colaborativo tem a possibilidade de oferecer descobertas importantes para avaliações com base em pesquisa e abordagens pedagógicas para apoiar jovens a aprenderem a escrever bem em inglês acadêmico em diversos países”, explica Paola Uccelli.
Hoje, com mais de 100 mil alunos no Brasil, a metodologia de ensino da escola possui alta tecnologia e professores nativos à disposição, 24 horas por dia, para atender às necessidades dos estudantes, que possuem diferentes perfis e estilos de vida. Para saber mais sobre os cursos da EF Englishtown, acesse www.englishtown.com.br ou entre em contato com a escola pelos telefones (11) 4002-1112 ou 0800 608 1818.