Ecofuturo e Suzano levam curso sobre Promoção de Leitura a Poté e Ladainha (MG)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Entre julho e setembro, municípios recebem cursos gratuitos voltados para educadores e comunidade

 

O Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, avançaram mais uma etapa na implantação das Bibliotecas Comunitárias nos municípios de Poté e Ladainha (MG). Na última semana, foi realizado o curso de Promotor de Leitura, ministrado por profissionais da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), responsável pela execução técnica do projeto, e com o apoio das Prefeituras.

As novas unidades começaram a ser implantadas pelas organizações em abril deste ano e integram o Nascentes do Mucuri, projeto desenvolvido pela Suzano com o apoio de diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, iniciativas de educação ambiental e o desenvolvimento regional. A inauguração das bibliotecas está prevista para outubro.

Realizado durante quatro dias e com a duração total de 32 horas, o curso de Promoção de Leitura foi gratuito e contou com a presença de cerca de 30 pessoas em cada município, incluindo educadores e moradores das comunidades onde as bibliotecas serão implantadas.

Até setembro, os municípios receberão também o curso de Auxiliar de Biblioteca e a Oficina de Educação Ambiental. Em cada cidade, dois participantes das formações serão selecionados e contratados para trabalhar nas bibliotecas, sendo um na gestão e outro na promoção da leitura. Além dessas formações, será oferecida ao Poder Público uma Oficina de Gestão e Sustentabilidade, que contribuiu com assuntos relacionados à administração, fontes de financiamento do governo e orçamento público.

As bibliotecas receberão acervo de 1.000 livros de literatura, sendo que 70% serão selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), enquanto 30% atenderão demandas da comunidade. Além disso, os espaços serão mobiliados com móveis e equipamentos eletrônicos, como televisores, computadores e impressoras, além de software de gestão de biblioteca.

As unidades são financiadas pela Suzano, enquanto as prefeituras são responsáveis por ceder o espaço e mantê-lo após a inauguração, além de contratar os funcionários que atuarão nas bibliotecas.

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturo, www.youtube.com/institutoecofuturo e www.instagram.com/ecofuturo.

 

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

 

Planin – Assessoria de Imprensa do Instituto Ecofuturo

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Eduarda Lopes

E-mail da equipe: [email protected] – Tel.: (11) 2138-8915