Mais de 680 mil atendimentos foram realizados em um ano pelas unidades da rede
Com 117 Bibliotecas Comunitárias implantadas em 12 estados – por meio de parceria com a iniciativa privada, comunidade e poder público local – o Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, divulgou, esta semana, dados da última pesquisa de monitoramento, realizada em 2019, com as unidades da rede.
Mais de 80% das Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo participaram do levantamento, que constatou que, em um ano, 684 mil atendimentos foram realizados no total. A pesquisa online é feita anualmente e tem como objetivos monitorar os principais resultados das bibliotecas e aprimorar as atividades desenvolvidas, além de identificar oportunidades de melhoria e unidades que necessitam de assistência técnica.
O resultado mostrou também que os leitores da rede são, majoritariamente, crianças e jovens: do público atendido, 71% foram crianças entre 7 a 14 anos, e 24% jovens de 15 a 24 anos. Além disso, cerca de 4 mil pessoas com deficiência utilizaram as bibliotecas, que emprestaram mais de 100 mil livros acessíveis – obras adaptadas com tecnologias que permitem ampliação de caracteres ou impressão em braile, por exemplo.
A pesquisa revelou ainda que as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo são, de fato, espaços utilizados para ações de incentivo à leitura: 79% realizaram outras atividades além do empréstimo de livros, como concursos de redação, clubes do livro, exposições literárias e até “acervo itinerante”, levando livros para outros locais no município, uma vez que 41% das bibliotecas estão implantadas dentro de escolas públicas – mas sempre com acesso independente para atender também à comunidade do entorno.
Sobre o acervo, as bibliotecas possuem, em média, 5.400 livros e, entre os gêneros mais lidos estão o infantil, romance, conto e poesia. Para saber mais sobre o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, acesse www.ecofuturo.org.br/bc.
“Acreditamos a educação de qualidade é fundamental para formação de cidadãos mais responsáveis e participativos na transformação da sociedade. E sabemos que um dos principais obstáculos para leitura no País ainda é a democratização do acesso ao livro, por isso investimos há 20 anos na implantação de bibliotecas, prioritariamente em escolas públicas, e abertas à comunidade. Também oferecemos cursos gratuitos a educadores do município e moradores da região, durante o processo de implantação, focado em promoção de leitura, para que a biblioteca seja realmente um espaço vivo. Esses dados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Vanessa Espíndola, analista de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo e responsável pelo projeto.
Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em www.ecofuturo.org.br, e acompanhe em www.facebook.com/InstitutoEcofuturo, www.youtube.com/institutoecofuturo e www.instagram.com/ecofuturo.
Sobre a Suzano
A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.
Planin – Assessoria de Imprensa do Instituto Ecofuturo
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com
Contatos: Eduarda Lopes
E-mail da equipe: suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8915