A Dynatrace, líder mundial em soluções de Gerenciamento de Performance Digital, monitorou 34 sites de e-commerce no Brasil no período que antecedeu o Dia dos Pais. O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 14 de agosto em lojas virtuais de diversos segmentos, entre eles vestuário e calçados, eletrônicos, livrarias, bebidas, itens para escritórios e papelaria, artigos esportivos e produtos de beleza. O monitoramento avaliou o tempo de resposta de cada site, a disponibilidade e o número de conteúdo e componentes inseridos nas páginas e os números de bytes, hosts e conexões.
De acordo com a pesquisa, uma loja especializada em materiais para informática e papelaria foi a que registrou o melhor desempenho, com o tempo médio de resposta de 4.703 segundos, seguido por um e-commerce de produtos de beleza, com 4.777 segundos. Do outro lado, na última posição, aparece uma loja especializada em artigos esportivos. O tempo de resposta do site ficou em 20.231 segundos, cinco vezes mais lento que o primeiro colocado do ranking.
“Na hora de planejar e disponibilizar um site é necessário estar atento em todos os componentes citados na análise. Uma das coisas que pode tornar o site mais pesado e lento é o conteúdo inserido na página. Imagens, anúncios, banners e vídeos influenciam a velocidade que o internauta levará para visualizar o tudo o que é apresentado no website”, explica Ricardo Aguilera, Diretor de Field Technical Support para a Latam da Dynatrace.