Duratex reforça atitudes responsáveis em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

  Os princípios da sustentabilidade fazem parte dos valores da companhia, que obtém avanços importantes em seus negócios

Uma das maiores produtoras de painéis de madeira e louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, a Duratex é comprometida com a sustentabilidade em todos os processos de produção de suas unidades fabris e florestais.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa destaca seu desempenho em cinco aspectos ambientais: Água, Efluentes, Emissões, Energia e Resíduos. As práticas fazem parte do SGA (Sistema de Gestão Ambiental) e são fundamentais para garantir a avaliação e a melhoria contínua de todos os processos e produtos da companhia no que diz respeito à eficiência ambiental.

Os indicadores divulgados referentes ao ano de 2015 mostram que o volume de água captada diminuiu 6,6%, sobretudo por conta da ampliação do projeto de reaproveitamento de água na unidade Deca Metais São Paulo. Com relação aos efluentes, 63% foram descartados em campos de irrigação.

Com a implementação de ações que visam à redução das emissões de gases de efeito estufa em seus processos industriais, no ano passado, a empresa conseguiu reduzir 8,5% nas emissões em comparação ao ano anterior.

A geração de resíduos da Duratex é proveniente dos processos industriais, das estações de tratamento de efluentes e das instalações da empresa, como refeitórios, banheiros e escritórios. Com a implementação de diversas ações na área, conseguiu-se registrar a diminuição de 32,1% na destinação de resíduos para aterros.

A companhia também atua continuamente em projetos de geração de energia, dos quais o destaque se deu, em 2015, ao aumento de 17% da utilização de biomassa para geração de energia utilizada em suas operações industriais. “Como consequência, passamos a ter mais de 50% da nossa matriz energética suprida por meio do reaproveitamento de produtos de madeira gerados em nosso próprio processo produtivo, como pó e casca”, explica Luciana Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Duratex.

Vale ressaltar que o processo de manejo florestal da Duratex é certificado, há 20 anos, pelo FSC (Forest Stewardship Council®) e suas unidades da unidade de negócios fabris Madeira possuem o certificado de cadeia de custódia FSC®, o que garante que os produtos são fabricados com madeira proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada e socialmente benéfica.

Todo o desempenho ambiental, econômico e social da Duratex é divulgado no Relatório Anual e de Sustentabilidade da companhia. O documento é publicado desde 2004 e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) desde 2007. A empresa também segue o Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas.