Duratex reduz descarte de resíduos na unidade de Jundiaí

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa reaproveita 100% dos resíduos do britador de peças que apresentaram defeitos ou foram danificadas durante fabricação

A sustentabilidade permeia todas as ações da Duratex e, hoje, a empresa já tem resultados positivos em várias frentes. Uma delas é a redução de 44% do descarte de resíduos a aterros e 100% de reaproveitamento dos produtos moídos na Unidade Louças Jundiaí, da marca Deca. Até 2025, a meta é reduzir a destinação relativa de resíduos para aterro em 20%, segundo a Estratégia de Sustentabilidade da companhia.

 “Durante o processo de inspeção de louças, são reprovadas as peças que apresentam algum defeito ou que foram danificadas durante a fabricação. Após a seleção, esses itens são encaminhados ao britador para serem triturados. Parte do material reaproveitado é o chamado pitcher, que serve como matéria prima para novas peças”, explica Eduardo Carobeli, gerente das unidades Louças da Deca.

A empresa reutiliza 31% do pitcher na fabricação de novas louças e os demais resíduos decorrentes do britador, antes levados a aterros, agora são enviados para outras empresas e reaproveitados em sua totalidade para a fabricação de produtos refratários. Alinhadas a esse propósito, as outras quatro unidades de Louças da companhia, localizadas em João Pessoa (PB), Recife (PE), São Leopoldo (RS) e Queimados (RJ), também estão empenhadas na redução do descarte de resíduos, obtendo resultados significativos.

 A Duratex teve como base para essa iniciativa os princípios dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e tem como foco a conscientização das novas equipes sobre os benefícios econômicos e ambientais de atitudes como essa.