Companhia reutiliza efluentes e transforma resíduos em matéria-prima para produção de composto orgânico para uso nas florestas
Reduzir a destinação relativa de resíduos para aterros em 20% e reduzir o consumo relativo de água em 10% são metas da Estratégia de Sustentabilidade da Duratex, lançada em março deste ano, e algumas ações já estão sendo colocadas em prática.
A unidade de Uberaba (MG), por exemplo, desenvolveu um sistema para reúso da água tratada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), para diluição dos principais produtos químicos utilizados no tratamento dos efluentes, como cal, polímero, ureia e fosfato. No passado, 100% da água usada para diluição de produtos químicos era de fornecimento da concessionária local.
Além da reutilização da água, a Duratex possibilita nova destinação ao lodo gerado na unidade. Antes enviada para aterros, a substância hoje é direcionada para o projeto de compostagem. Ou seja, o sistema desenvolvido pela companhia permite que todo o lodo produzido na Estação de Tratamento de Efluente (ETE) e as cinzas resultantes do processo de queima de biomassa para geração de energia térmica sejam transformados em matéria-prima para produzir fertilizante orgânico, que será utilizado posteriormente nas florestas da empresa.
Desde que o projeto de compostagem foi implementado, a companhia conseguiu que 5.305 toneladas de resíduos fossem transformadas em composto orgânico para as florestas da empresa. Essa iniciativa, que também existe em outras unidades da Duratex, é essencial para contribuir com o meio ambiente e está em linha com o comprometimento da companhia com a sustentabilidade de seus negócios.
Os resultados positivos deste ano também renderam à Unidade Florestal a certificação OHSAS 18001. A norma define os requisitos mínimos para melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional, o que mostra a Duratex como referência nesses quesitos para clientes e fornecedores.