Duratex promove Projeto Trilha Ecológica para estudantes

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Iniciativa disponibiliza espaço ambiental para que alunos de escolas do município tenham contato com a Mata Atlântica

Com o propósito de oferecer novas oportunidades de aprendizado para as comunidades do entorno, a Duratex realiza em sua unidade de Taquari (RS) o projeto Trilha Ecológica. O espaço de educação ambiental está inserido em uma das fazendas da empresa e tem como principal objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e privadas o contato com a fauna e a flora da região que são típicas do Bioma Mata Atlântica.

“Por meio do projeto da Duratex, os alunos da região podem adquirir conhecimento sobre cuidados necessários para a manutenção do ecossistema e aumentar a seua consciência ambiental”, diz Gustavo Martins Uberti, engenheiro Florestal da Duratex e administrador do programa.

Com base em algumas premissas, foi definido um roteiro básico para a trilha, que inclui cinco paradas obrigatórias para desenvolvimento de temas específicos. A visita começa com orientações iniciais de segurança, que preveem a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e, na sequência, o percurso é iniciado com os guias que realizam considerações sobre o ambiente, o que será visto durante o trajeto, conceitos básicos de conservação ambiental e sustentabilidade. Há paradas estratégicas nas quais são debatidas as principais espécies da flora e o comportamento da fauna local, o que inclui a importância da floresta para o desenvolvimento dos animais e a realidade sobre as áreas de conservação.

A atuação da Duratex na região também é apresentada no decorrer da trilha. Há uma pausa especial na qual são explicadas aos alunos as atividades da empresa e a importância da conservação local, destacando os elementos vistos no roteiro e o papel de cada um para a proteção do meio ambiente.

Inaugurado em 2016, o Projeto Trilha Ecológica foi idealizado pelo então Coordenador do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Antonio Augusto Machado, e atualmente é conduzido pelo Engenheiro Florestal Gustavo Martins Uberti e pelo Coordenador responsável pelas Operações Florestais, Vitório Slompo.