Duratex leva Projeto Formare para Itapetininga (SP)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Programa viabiliza a formação profissional de jovens

 A Duratex inaugura em Itapetininga mais uma unidade do Projeto Formare, iniciativa do Programa da Fundação IOCHPE que, por meio de parcerias com empresas, oferece cursos de educação profissional reconhecidos pelo MEC para jovens da comunidade. A primeira turma do curso de Assistente de Serviços Administrativos e Industriais terá sua aula inaugural no dia 14 de agosto, quando também acontece a cerimônia de inauguração da escola na unidade fabril da Duratex na cidade.

O Formare é uma iniciativa bem-sucedida de inserção do jovem no mercado de trabalho. Prova disso é que a Duratex realiza, desde 2003, o programa em suas unidades de Taquari (RS) e Uberaba (MG), formando em torno de 360 jovens. Além da nova unidade de Itapetininga, a empresa leva o projeto para a cidade de Botucatu (SP), ainda neste semestre.

“O Formare é um projeto de extrema relevância, pois dá oportunidade de inserção no mercado de trabalho a adolescentes que têm grande potencial. Para nós da Duratex, o programa reflete os valores e missão da empresa no que tange à formação de conteúdo técnico e profissional, além de contribuir para a formação pessoal e amadurecimento destes jovens”, diz Hugo Scudeler, gerente da Unidade de Itapetininga da Duratex.

Foram selecionados 20 jovens da comunidade local, que receberão bolsa-auxílio mensal, além de assistência médica e odontológica, transporte, alimentação, seguro de vida, uniforme e material didático. O programa recebeu mais de 220 inscrições de interessados, que passaram por várias etapas de seleção, incluindo prova escrita, entrevista, dinâmica e visita ao domicílio.

Os cursos proporcionam oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e as aulas são ministradas por colaboradores voluntários da própria empresa, com duração de aproximadamente um ano.