Índice sustentável de emergentes engloba 70 empresas que possuem a mais alta performance em responsabilidade corporativa em suas regiões
A Duratex é uma das 10 empresas brasileiras selecionadas para fazer parte do Euronext-Vigeo EM 70, novo índice de ações emergentes de 30 países em desenvolvimento, que possuem alto desempenho em responsabilidade corporativa. Para compor o índice, foram analisadas 900 empresas e apenas 70 selecionadas.
O índice lista as empresas mais engajadas em promover a adesão a referências públicas de mercado, principalmente nos temas relacionados aos direitos humanos, boas práticas de trabalho, proteção ambiental, governança corporativa, ética nos negócios e contribuições para o desenvolvimento social e econômico nas áreas em que operam.
“Estar entre as empresas selecionadas para compor esse índice é a constatação de que as medidas de transparência e responsabilidade corporativa e social tomadas pela empresa seguem em linha com a expectativa do mercado internacional”, diz Antonio Joaquim Oliveira, Presidente da Duratex.
O Euronext-Vigeo EM 70 faz parte de uma família de índices que tiveram as primeiras modalidades criadas em março de 2013. A Vigeo, agência europeia responsável pela criação do índice, é líder em ratings de responsabilidade corporativa social. Em conjunto com a Euronext, que atua na França, Bélgica, Holanda, Portugal e no Reino Unido, a empresa lançou outros sete indicadores do tipo, com abrangência global, europeia e americana. O modelo adotado pela Vigeo analisa cerca de 330 características, sem excluir nenhum setor previamente. Os componentes do índice são revisados e atualizados duas vezes por ano, em junho e em dezembro.