Companhia é reconhecida pelo Prêmio Empresa Pró-Ética por seu Programa de Integridade
O Empresa Pró-Ética, é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Instituto Ethos, promove a certificação de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção com órgãos públicos no ambiente corporativo. A Duratex está entre as 25 entidades contempladas com o prêmio neste ano e comemora o reconhecimento pela segunda vez consecutiva.
Para participar, as empresas precisam comprovar todas as suas ações de compliance por meio do envio de documentos, que são avaliados por um comitê-gestor presidido, alternadamente, pela CGU e pelo Instituto Ethos e composto por dez instituições dos setores público e privado reconhecidas no meio empresarial.
“Ética, transparência, cumprimento da legislação e respeito ao Código de Ética e Conduta são princípios dos quais a empresa nunca abre mão. Com este reconhecimento, a Duratex fortalece ainda mais a Integridade e o Comprometimento, valores muito fortes da companhia”, diz Marina Nicolosi, advogada da área de Compliance Legal e Ético da Duratex.
O Programa de Integridade da Duratex, coordenado pela advogada, foi o responsável por conceder à empresa o reconhecimento deste ano. A política do programa é aplicada em conjunto com o Código de Ética e Conduta, que adota rígidas diretrizes e práticas de governança corporativa entre os colaboradores, fornecedores e investidores da companhia.
A relação das empresas aprovadas no Prêmio Pró-Ética é divulgada anualmente e a adesão é voluntária. Em 2014, o cadastro Empresa Pró-Ética foi reformulado e adaptado à Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013). Desde 2015, as organizações são avaliadas previamente, devendo responder a um questionário sobre comprometimento da alta direção e compromisso com a ética, canais de denúncia e remediação, transparência, entre outros assuntos.