Duratex conquista Prêmio Ouvidorias Brasil 2017

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa é a primeira companhia do setor de materiais de construção civil a conquistar o reconhecimento

A Duratex é uma das vencedoras da 6ª edição do Prêmio Ouvidorias Brasil, concedida pelo Comitê de Ouvidoria da ABRAREC (Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente). Esta é a primeira vez que uma empresa do setor foi reconhecida pela premiação.

Para eleger os ganhadores, a Comissão de Avaliação do Prêmio Ouvidorias Brasil realizou uma seleção entre os cases inscritos pelas empresas. A banca avaliadora, formada por integrantes de órgãos relevantes como ABO, CNSeg, ANATEL, OGU, Banco Central e FEBRABAN, reconheceu o trabalho desenvolvido pelas ouvidoria junto a clientes, fornecedores, funcionários e governo.

A Duratex foi reconhecida na premiação por conta do case de implementação da Ouvidoria na companhia. O relato reforçou, com base nos propósitos da empresa, Soluções para Melhor Viver, o pioneirismo da companhia no cuidado com acolhimento e tratamento de demandas sobre denúncias, sugestões, consultas, críticas e elogios, embasados no Código de Ética e Conduta da empresa.

 “Estamos muito felizes por essa conquista inédita. A premiação reforça a transformação cultural que a companhia está passando e a importância das pessoas, processos, clientes e resultados para nós. O reconhecimento também consolida a atuação de nossa Ouvidoria, que comemorou cinco anos em 2017, entre as melhores do País”, diz Alline Tavares, executiva responsável pela área de Ouvidoria da Duratex.

Diferentemente de outros setores, o ramo em que a empresa está inserida não a obriga a instituir essa área, tornando a implementação totalmente voluntária. Com isso, a chegada da Ouvidoria na Duratex, em 2012, ocorreu a partir do desejo dos controladores de reforçar a cultura para o diálogo e a postura ética, que está intrinsecamente ligada ao propósito da companhia.

Com esse movimento, a Ouvidoria da Duratex se consolidou como canal de manifestação dos colaboradores. Entre janeiro de 2012 e dezembro de 2016, foram recebidos mais de 6 mil contatos, cerca de metade, do público interno.

“A chegada dessa área transmitiu uma mensagem muito positiva especialmente no engajamento dos colaboradores acerca dos princípios éticos e na melhoria de processos e práticas da organização”, enfatiza a executiva. Ela também reforça que os resultados apresentados pela Ouvidoria comprovam a importância de acolher sugestões, críticas e consultas transformando as contribuições e manifestações das equipes em ações efetivas da companhia.