Parceria entre a companhia e startup de marcenaria ensinou o ofício a eles para que pudessem produzir robôs-luminária feitos com madeira reaproveitada da empresa
Comprometida em gerar valor compartilhado para toda a sociedade por meio de seus negócios, neste Natal a Duratex desenvolve projeto especial que visa capacitar profissionalmente e oferecer oportunidade de emprego a moradores em situação de rua da cidade de São Paulo.
Em parceria com o Estúdio Luis Guimarães, startup especializada em marcenaria, a companhia empregou dois sem-teto, Gean Frank Lima e Emerson Rafael Silva Aguiar, para produzir robôs-luminárias com painéis de madeira reaproveitados da empresa.
“Somos os maiores produtores de painéis de madeira do Hemisfério Sul. Produzimos milhares de chapas todos os dias e algumas delas não saem de acordo com nosso padrão de qualidade e não podem, portanto, ser comercializadas ao mercado. Decidimos usar esses painéis que são ‘reprovados’ para uma causa nobre, um projeto de capacitação profissional que oferece oportunidade de ressocialização a pessoas em situação de rua que vivem no entorno de nosso Escritório Central”, explica Débora Spitzcovsky, responsável pelo projeto na Duratex.
420 peças do robô-luminária foram produzidas artesanalmente por Gean e Emerson, sob a orientação do designer Luis Guimarães. Neste Natal, todas elas serão dadas de presente aos filhos dos colaboradores da Duratex que têm até um ano de idade.
“Esse robô-luminária foi desenvolvido especialmente para o nosso projeto. Trata-se de um produto carregado de valor para a gente: produzido com material reaproveitado da Duratex e feito por pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social que só esperavam por uma oportunidade de emprego. Os filhos dos nossos colaboradores vão adorar, com certeza, porque além de tudo ele é feito com o material que seus pais fabricam todos os dias no trabalho. Este robô é a nossa cara!”, completa Spitzcovsky.
O projeto contou ainda com a parceria da Phenix Transporte de Cargas, que transportou gratuitamente os robôs-luminárias para os oito Estados onde a Duratex possui unidades industriais e florestais no Brasil para que fossem distribuídos aos filhos dos colaboradores.
“Achei muito bacana participar. Agora vou poder levar o que aprendi aqui para a vida. Quero ensinar outras pessoas que estão na mesma situação que eu. De uma porta quero abrir outra e assim ir subindo na vida. É o começo de um sonho!”, afirma Emerson Aguiar.
Vídeo sobre a iniciativa: https://wetransfer.com/downloads/efa78292f78fbc91fbf8b85139480f1120171213185317/fe8f530516623bb009b1f192e55ec99620171213185317/a08c2c