Duratex apoia atividades de proteção da biodiversidade

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A empresa realiza estudos em parceria com universidades e estimula o registro de fauna pelos colaboradores

No próximo dia 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Diversidade Biológica ou Dia Internacional da Biodiversidade. Responsável por 260 mil hectares com florestas plantadas e áreas de conservação, a Duratex, maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra, se destaca por suas ações de proteção à biodiversidade, manejo de plantações florestais e utilização racional dos recursos naturais.

“Por meio de monitoramento da biodiversidade, a empresa conhece e comprova os níveis de diversidade de flora e fauna em suas fazendas florestais. Esses projetos permitem também documentar tecnicamente que o manejo das plantações florestais contribui para a conservação de plantas e animais nativos”, explica o diretor florestal da Duratex, José Ricardo Paraíso Ferraz.

Responsável por 615,50 hectares que compõem a Reserva Natural Olavo Egydio Setúbal, a Duratex mantém instalações para acolhimento e trabalho de pesquisadores, além de posto para recepção de visitantes. Os estudos da flora e da fauna também têm o envolvimento de associações, instituições de pesquisas e universidades. Atualmente, a Duratex apoia e realiza 13 projetos em diversas regiões do país. Todas as pesquisas são realizadas nas unidades florestais e envolvem mais de 20 pesquisadores. No total, já foram catalogadas mais de 800 espécies animais e 940 da flora por meio de levantamentos e monitoramentos nas áreas florestais da empresa nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A Duratex, também, estimula seus colaboradores a registrarem a fauna avistada por meio do projeto “Registro Expedito da Fauna”. A iniciativa integra o banco de dados da empresa com registros fotográficos e informações compartilhadas, voluntariamente, sobre espécies observadas durante suas atividades nas áreas florestais.

As práticas adotadas pela Duratex são referência para o setor de agronegócios. A empresa antecipou a organização de toda a base documental necessária para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), estabelecida pela nova Lei Florestal, uma decisão estratégica da Companhia.