Dr. José Marcus Rotta é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O neurocirurgião Dr. José Marcus Rotta assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), organização não governamental formada há 53 anos por médicos que exercem a especialidade de neurocirurgia no Brasil. O cargo era ocupado anteriormente pelo Dr. Luiz Carlos de Alencastro.

“Tenho muito orgulho em presidir a SBN, que busca defender os interesses do especialista em neurocirurgia e gerar uma fonte de informações sobre casos, pesquisas e avanços tecnológicos neste segmento. Hoje, contamos com mais de 2.000 mil sócios no País todo e já estamos elaborando novos projetos em prol dessa classe”, afirma o Dr. Rotta.

Com 34 anos de experiência na área de neurocirurgia, o Dr. Rotta desempenha outros postos importantes: Presidente do Capítulo de Neurocirugía Oncológica da Federación Latinoamericana de Neurocirugía, Diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, Chefe do Grupo de Neuro-Oncologia da USP, Professor Associado da Disciplina de Quimioterapia da USP, Fundador e Conselheiro da AACC – Associação de Apoio à Criança com Câncer, e professor visitante do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Washington, em Seatle, nos Estados Unidos. Além de atuar como médico neurocirurgião de hospitais renomados, como Hospital Samaritano, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Santa Catarina e Albert Einstein.

Em sua gestão pretende ressaltar aos associados a importância da profissionalização das operações da entidade, além de estudar possibilidades para aumentar o poder de negociação da instituição no requerimento de aumento do teto salarial da classe, nos convênios públicos e privados bem como salário diferenciado aos servidores públicos; a profissionalização das operações da SBN seguindo modelos propostos para atingir os objetivos operacionais internos, como aumento do quadro de associados, a evolução na qualidade dos profissionais da área por meio de um intenso programa de educação continuada, melhoria na defesa profissional e no reconhecimento dos valores éticos do neurocirurgião; implementar metodologia para a valorização do profissional na obtenção do titulo de especialista por meio da sociedade;  e elaborar estratégias para maior aproximação com o MEC (Ministério da Educação), visando a unificação da formação do profissional neurocirurgião.