Doing Business comenta os principais passos para operações de fusão e aquisição

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Empresa mostra os procedimentos necessários para garantir o sucesso no negócio  

Consideradas uma forma estratégica de gerar oportunidades de expansão, abertura de novos mercados, diversificação do portfólio de produtos e modernização tecnológica, as fusões e aquisições estão em alta no mercado. A Doing Business, boutique especializada em negócios e finanças corporativas direcionada a empresas de médio porte, comenta os principais procedimentos que as empresas devem adotar para garantir sucesso nas diversas fases que este tipo de operação abrange.

“Os primeiros passos vão sedimentar o sucesso de todo o processo de negociação. A preparação da empresa, por meio de um sólido modelo de governança corporativa, a clara definição das diretrizes estratégicas dos negócios, a adequação da estrutura de capital e o fortalecimento dos sistemas de informação e dos controles internos são fundamentais para a imagem de confiabilidade da companhia”, explica o sócio-diretor da Doing Business, Flavio Maia Luz.

A segunda fase envolve uma série de atividades e ações que se iniciam com a avaliação financeira da empresa, a seleção de potenciais interessados e a estruturação preliminar da operação. Para essa fase, é fundamental a adequada seleção do grupo de assessores que atuarão na coordenação do projeto e de seus aspectos jurídicos, fiscais, contábeis e financeiros.

Após a elaboração de prospecto contendo informações estratégicas, mercadológicas, operacionais e financeiras da companhia, deve ser iniciada a apresentação do negócio aos potenciais interessados, normalmente feita por meio da realização de road-shows

O próximo passo consiste na análise e seleção de propostas indicativas, seguida pela montagem do data room eletrônico –  que contém o histórico de desempenho, contratos em vigor, direitos e obrigações e contingências passivas – para a realização de due diligence e preparação de ofertas vinculantes por parte das empresas selecionadas.

 A seguir, inicia-se a fase de negociação, com a definição do preço, condições de pagamento, garantias e outras cláusulas usuais nesse tipo operação, finalizando com a assinatura do contrato.

“A última etapa do processo diz respeito à adequada comunicação ao mercado e aos públicos internos das organizações. Especial atenção deve ser dada ao processo de integração, considerando os aspectos culturais que são fundamentais para o sucesso de operações de fusões e aquisições”, finaliza o executivo.