Doenças crônicas aumentam com a idade

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

AxisMed oferece programas de gerenciamento de doentes crônicos e promoção de saúde focados na terceira idade

Com a previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que em 2050, o Brasil atinja a marca de 42 milhões de pessoas com mais de 60 anos – se tornando o sexto país do mundo com maior número de idosos – é cada vez mais importante para o governo e empresas garantir um envelhecimento saudável para esta parcela da população – que hoje já representa 7% dos brasileiros.

A AxisMed, pioneira e líder em Gerenciamento de Doentes Crônicos (GDC) no Brasil, disponibiliza há nove anos programas de prevenção e promoção da saúde para idosos. “Nosso objetivo é desenvolver o autocontrole nos pacientes, principalmente da terceira idade. Nós queremos que eles tenham estabilidade clínica, tomem corretamente os medicamentos recomendados, pratiquem exercícios físicos e mantenham boa alimentação”, explica o diretor comercial da organização, Fábio Boihagian.

Segundo levantamento da AxisMed, ao menos 80% dos casos de doenças cardíacas, derrames, diabetes tipo 2 e 40% dos casos de câncer poderiam ter sido evitados por meio de prevenção, suporte e educação. “O tratamento e os óbitos recorrentes causados por enfermidades crônicas originam forte impacto econômico no Brasil. De acordo com a OMS, em 2005, o PIB brasileiro foi cerca de três bilhões de dólares menor devido a mortes prematuras na população economicamente ativa”, explica Boihagian. Além disso, estima-se que esse prejuízo irá aumentar: o Brasil pode perder 49 bilhões de dólares (acumulados) até 2015 devido aos óbitos. “Portanto, os programas de gerenciamento de doentes crônicos são essenciais para promover qualidade de vida da população e reduzir gastos”, comenta.

Preocupada com a população idosa, a AxisMed possui o programa Vida Plena, exclusivo para este público. Atualmente, a companhia conta com 126 participantes ativos, sendo 87 mulheres e 39 homens, entre 69 e 98 anos. No início da ação, apenas 75,4% consideravam ter boa qualidade de vida e, hoje, 87,3% afirmam ter bem-estar. Entre os homens, o número foi ainda maior, passando de 74,3% para 97,4%. Quanto à alimentação, 83% apresentavam hábitos alimentares considerados satisfatórios e atualmente 96% se alimentam corretamente. Outro dado importante refere-se à depressão de 12,7% entre as mulheres, que foi reduzida para 7,2%.

A companhia atua em todo Brasil, em parceria com planos de saúde, mercado corporativo e farmacêutico. A empresa já avaliou cerca de 400 milhões de procedimentos médicos, analisou nove milhões de pessoas e tem, atualmente, mais de 90 mil vidas ativas. Com mais de 300 colaboradores, sendo 80% deles envolvidos diretamente na operação com os beneficiários, a AxisMed destaca-se pela equipe composta por profissionais de diferentes áreas como nutrição, psicologia, geriatria, medicina da família, fisioterapia, enfermagem, assistência social, farmácia, entre outras.

Sobre a AxisMed
Com nove anos de experiência em prevenção de doenças crônicas e promoção de saúde, com foco em execução e resultados, a AxisMed é, além de pioneira, a maior empresa de Gerenciamento de Doentes Crônicos (GDC) do Brasil.

Por meio de infraestrutura tecnológica robusta e de última geração, que permite monitoramento de populações de risco, o principal objetivo da AxisMed é promover o autocontrole da saúde junto as pessoas, por meio de informação, orientação, educação e da mudança de hábitos, para gerar adesão aos tratamentos médicos, estabilidade clínica aos doentes crônicos e bem estar à sociedade em geral. A empresa foi a primeira a integrar a Care Continuum Alliance, associação norte-americana especializada em GDC.

A cobertura da AxisMed é nacional, com atuação em mais de 700 cidades brasileiras. Tem 400 milhões de procedimentos médicos avaliados, 9 milhões de pessoas analisadas e 45.000 vidas ativas monitoradas. A empresa tem mais de 300 colaboradores, sendo 80% deles envolvidos diretamente na operação com os monitorados.

A atual carteira de clientes da companhia reúne importantes nomes, como SulAmérica, Bradesco Saúde, Golden Cross, Central Nacional Unimed, Unimed Seguros, Unimed (Caruaru, Curitiba, Fortaleza, Natal, Paraná e Rio Branco), Fundação Sistel de Seguridade Social, Unafisco, Capesesp, Metrus, Fundação CESP, Sasson, Mediservice, Hospital Israelita Albert Einstein, Insper, Ambev, Telefônica, Pfizer, entre outros.

Para mais informações sobre a empresa, visite o site www.axismed.com.br.

PLANIN Worldcom – Assessoria de Imprensa da AxisMed
Angélica Consiglio e equipe – Tel. 11. 2138-8900 – www.planin.com
Contatos: [email protected]
Vanessa Cunha (11. 2138-8906)
Aline Veríssimo (11. 2138-8913)