Disfluência é discutida no Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Personagens de telenovelas e, principalmente, o protagonista do filme “O Discurso do Rei” colocaram  a gagueira  em foco em 2011. Neste mês, o assunto é retomado devido ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira, comemorado em 22 de outubro. No Brasil, esse distúrbio na fala atinge um percentual elevado da população – segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da condição é de 5%, representando mais de nove milhões de pessoas.

O problema central da gagueira consiste em uma dificuldade do cérebro para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e passar automaticamente para o próximo. Desta forma, a pessoa consegue iniciar a palavra, mas fica parado  em algum som ou sílaba até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para dar prosseguimento ao restante da palavra.

Além dos motivos neurológicos, estudos científicos também indicam que a gagueira é causada por múltiplos fatores, entre eles o genético em que pessoas da mesma família, de diferentes gerações, carregam o gene responsável pela gagueira, que pode ou não se manifestar, dependendo da interação com os fatores sociais e psicológicos a que o individuo  é exposto. “A gagueira também pode ter como causa fatores orgânicos, como disfunções ou lesões cerebrais. Mesmo estando bastante presente no dia a dia da população, infelizmente, a disfluência é uma deficiência geralmente não levada a sério e associada à brincadeira e ao preconceito”, explica Sabrina Möller Martinho, fonoaudióloga do Grupo Microsom.

Segundo a especialista, a pessoa com gagueira não possui nenhum problema na boca ou na língua, nem dificuldade para elaborar o raciocínio. “É importante ressaltar que a gagueira não está relacionada à inteligência e também não é contagiosa”, salienta Sabrina.

Para o tratamento da gagueira foi desenvolvido o SpeechEasy, um pequeno e discreto aparelho utilizado na região interna da orelha, que simula o “efeito coro” – um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. O “efeito coro” ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira. Por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o SpeechEasy fornece a sensação de a pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando tal efeito e evitando que gagueje.

O produto favorece a fluência da fala em situações cotidianas, promovendo o bem-estar e melhor qualidade de vida ao usuário. A tecnologia aplicada no SpeechEasy possibilita o aumento da fluência, no entanto, é importante ressaltar que o equipamento não é cura e sim um auxiliador no tratamento da gagueira.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostraram que 80% dos usuários se sentem satisfeitos com o uso do equipamento. Mais de 85% dos clientes apresentam como vantagens o aumento de confiança, liberdade e auto-estima, assim como a melhora nos relacionamentos sociais e profissionais.

Sobre o Grupo Microsom

O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tecnologia para tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e há 20 anos oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Connect. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, aparelho para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que é adaptado a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com a intenção de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.

Acesse o canal de vídeos do Grupo Microsom no Youtube: http://www.youtube.com/user/GrupoMicrosom.

Para tornar-se seguidor do SpeechEasy no Twitter, acesse: twitter.com/speecheasybr.

Para mais informações sobre a empresa, visite o site www.microsom.com.br.

PLANIN Wordcom – Assessoria de Imprensa do Grupo Microsom
Angélica Consiglio e equipe – Tel. 11. 2138-8900 – www.planin.com
Contato: [email protected]
Vanessa Cunha (11.2138-8906 / 9552-2837)
Aline Veríssimo (11.2138-8913 / 9552-7693)