Dia Internacional do Voluntário: 10 dicas que você precisa saber para atuar nessa causa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Desenvolver o espírito colaborativo e de solidariedade em uma jornada de dedicação para a construção de uma sociedade melhor é apenas um dos objetivos de quem é voluntário(a). Isto porque as inúmeras as atividades e trocas de experiências que podem surgir a partir do engajamento nessa causa, vão além da doação de tempo e conhecimento para exercer o protagonismo social.

De acordo com a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, apoiada pela Suzano e realizada pelo Datafolha em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e outras empresas, mais da metade dos brasileiros praticam ou já praticaram voluntariado, sendo que 15% desenvolvem atividades solidárias por meio das empresas em que trabalham.
A Suzano é uma dessas empresas que estimula e fortalece a prática do voluntariado entre suas equipes, por meio do Programa Voluntariar, que atua há mais de duas décadas promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, com mais de 20 anos de experiência na área de Voluntariado Empresarial, Desenvolvimento Social e Sustentabilidade, acredita que ser voluntário(a) é uma forma de inspirar e contribuir com a transformação da sociedade. No dia 05 de dezembro, Dia Internacional do Voluntário, a coordenadora traz uma lista com dicas do que você precisa saber antes de se voluntariar a uma causa:
1. Voluntário(a): antes de tudo, saiba que se tornar voluntário é dedicar seu talento e tempo para o bem-estar social e o interesse comunitário.
2. Protagonismo: todos(as) têm a oportunidade de ser um agente de mudança e exercer um papel importante na construção da sociedade, inclusive você! Segundo a pesquisa citada acima, os(as) voluntários(as) respondentes mencionam que não são necessários pré-requisitos para realizar ações voluntárias, pois qualquer um pode ser voluntário – a avaliação é de que é só ter vontade.
3. Compartilhar: avalie que tipo de trabalho você gostaria de compartilhar. Você pode dedicar seu tempo e diversos talentos exercendo sua cidadania.
4. Identificação: busque uma causa que você se identifique e uma instituição para que você possa atuar e contribuir.
5. Empatia: diálogo e empatia são fundamentais. Esse é o primeiro passo para garantir que tudo ocorra bem. Compreenda através do diálogo as necessidades e a forma de atuar para contribuir de forma efetiva em prol de uma causa, entenda qual seu papel, esclareça dúvidas, como horário dedicado e quem serão as pessoas que vão atuar com você. Assim, falar e estar aberto para escutar é a base de uma relação construtiva.
6. Comprometimento: é preciso cumprir prazos, horários, tarefas, levar a sério o trabalho. Bons(as) voluntários(as) são comprometidos(as). Se você se envolveu naquele projeto, as pessoas contarão com isso. Por isso, cumpra seu compromisso da melhor forma possível.
7. Proatividade e criatividade: tenha iniciativa e não tenha medo de propor novas ideias. Perceber o que está além das suas tarefas é uma característica que faz toda a diferença no voluntariado. Ser proativo(a) garante um resultado melhor em qualquer atividade, por isso, é ideal estar sempre atento(a).
8. Trabalho em equipe: dificilmente o trabalho em projetos sociais será feito por uma única pessoa. A colaboração e coletividade são características do ambiente de voluntariado, assim, é fundamental saber trabalhar em time. Para isso, é necessário ter a disciplina e a humildade de entender que cada pessoa é diferente e que a união de todas as habilidades é o que faz a diferença.
9. Aprendizado: voluntariado é troca. Apesar do compromisso de contribuir com o próximo, todo voluntário(a) já sentiu que ganha mais do que oferece, já que o aprendizado e a satisfação são incalculáveis, por isso, que tal compartilhar sua experiência como voluntário inspirando outras pessoas, amigos, colegas de trabalho, vizinhos e familiares para prática de voluntariado?
10. Conexão: são inúmeras as formas e oportunidades de atuar como voluntário(a)! Você pode verificar se sua empresa já possui um programa de voluntariado, redes sociais, conhecer pessoas que já atuam como voluntárias e se conectar aos diversos programas e plataformas que unem o(a) voluntário(a) a uma instituição.
“Atuar como voluntário é ser agente de transformação, estimula o engajamento social, promove a cidadania, solidariedade e faz a diferença na sociedade”, afirma Elisabete. “Muitas vezes as pessoas acreditam que precisam de algo grandioso para fazer parte desta causa, mas a vontade de compartilhar aquilo que se tem ou que se sabe pode colaborar muito para fortalecer o protagonismo social e, consequentemente, contribuir de forma positiva para construção de uma sociedade melhor.’’
Pesquisa de Voluntariado no Brasil
A Suzano acredita que o trabalho voluntário é uma das formas de construir um futuro melhor, por isso ainda em 2021 foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da “Pesquisa Voluntariado no Brasil” que traz os resultados de voluntariado de 2021, ano profundamente marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação. A pesquisa foi realizada pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e Datafolha, com apoio da Suzano e outras empresas, confira a pesquisa na integra acessando – https://pesquisavoluntariado.org.br/

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br