Dia da Mata Atlântica: celebrar e promover a conservação

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Reservas ambientais, como o Parque das Neblinas, são espaços fundamentais para a proteção do bioma

No dia 27 de maio, é celebrado a Mata Atlântica, Patrimônio Nacional e Reserva da Biosfera pela UNESCO, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo e o bioma mais degradado do Brasil – embora seja também um dos mais ricos em biodiversidade. Da sua área original, que abrangia 17 estados brasileiros, com cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 12,4%.
A região da Serra do Mar, no estado de São Paulo, concentra o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do País – e é neste contexto em que está localizado o Parque das Neblinas, reserva ambiental implantada e gerenciada pelo Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos, fundada em 1999.
Com 7 mil hectares em diferentes estágios de regeneração, o Parque tem como um dos pilares disseminar conhecimento e conscientizar sobre a importância da gestão de áreas protegidas para a conservação da Mata Atlântica. O fomento de pesquisas científicas, por meio de parcerias com universidades e instituições de pesquisa, auxilia na produção e sistematização de um importante conjunto de conhecimentos sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.
Como resultado dos esforços de pesquisa, a reserva é hoje uma das Unidades de Conservação privadas no Brasil com o maior número de espécies registradas do bioma Mata Atlântica – são 1.330 espécies de fauna e flora, entre elas, espécies em ameaça como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides). Outro exemplo são as quatro novas espécies descobertas, como o sapinho-da-neblina (Brachycephalus Ibitinga), identificado em 2021.
“Por meio do Parque das Neblinas, o Ecofuturo busca fomentar a transformação, ação que vai muito além de mudanças no uso e ocupação do território, atuando também por meio da sensibilização ambiental. Contribuindo, dessa forma, para a ampliação da conservação da Mata Atlântica”, afirma Paulo Groke, diretor do Instituto Ecofuturo.
Para mais informações e agendamentos, entre em contato previamente pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 4724-0555.


Sobre o Parque das Neblinas
Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano  
Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 
Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles
[email protected] - Tel.: (11) 2138-8949