Deca leva mais dois Projetos Culturais para o Cabo de Santo Agostinho (PE)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

As iniciativas apoiam o desenvolvimento de propostas pedagógicas nas escolas, além de promoverem a inclusão e interação entre diferentes públicos

 A cidade de Cabo de Santo Agostinho (PE) receberá, nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, os Projetos Culturais “Cineco” e “Casinha de Livros”, respectivamente. Patrocinados pela Deca, unidade de negócios da Duratex, por meio da Lei Rouanet, os projetos serão instalados de forma permanente na cidade. O Auditório Luiz Alves Lacerda receberá o “Cineco – o Cinema Ecológico (Terceira Edição)”, com o acervo de 200 filmes, enquanto a Escola Municipal Dr. João Lopes e a Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva receberão o Projeto “Casinha de Livro”, com o acervo de 500 livros para cada escola.

Em maio deste ano, o projeto “Cineco”, que tem como objetivo o fomento e difusão do cinema, foi levado pela primeira vez para a cidade, sendo instalado no Auditório Padre Antonio Carlos Vander Velden. A iniciativa contribui para o resgate de ambientes públicos de socialização, garantindo o acesso gratuito das comunidades a filmes exibidos em grandes centros urbanos.

Trata-se de um cinema com formato inovador e potencial para adequar-se às mais diversas comunidades e regiões do País. Entre os 200 títulos do acervo, estão filmes educativos, animações, clássicos, lançamentos do cinema mundial e documentários, atingindo diferentes públicos, em especial, escolas do entorno do auditório, já que o Projeto poderá ser utilizado, também, por professores, como um instrumento de apoio ao desenvolvimento de propostas pedagógicas.

Já o Projeto Casinha de Livros consiste em uma biblioteca diferente que tem a função tanto de permitir a locação de livros para os alunos e professores, quanto de espaço para manifestações artísticas, apresentações de teatro de fantoches, “contação” de histórias, saraus musicais e literários, encenações infantis e tudo mais o que a imaginação permitir.  Seu principal objetivo é contemplar o livro e a literatura de forma lúdica, dando um novo significado para o espaço destinado à leitura. A estrutura do Projeto Casinha de Livros é fabricada em aço, com paredes de placas de embalagens recicladas.

 “A Duratex acredita na importância do projeto, que traz conteúdos culturais e educativos à população da comunidade de Cabo de Santo Agostinho.”, ressalta o gerente da unidade Louças Recife, Neuri Luis Grams.

Serviço – Cineco:
Auditório Luiz Alves Lacerda
Rua Dr. Geraldo Nogueira Campos, 145, Garapu, Cabo de Santo Agostinho/PE
Dia e horário: 6 de agosto, às 15h

Serviço – Casinha de Livros:
Escola Municipal Dr. João Lopes
Rua dos Empregados, 01, Usina Bom Jesus, Cabo de Santo Agostinho/PE
Dia e horário: 7 de agosto, às 10h

Serviço – Casinha de Livros:
Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva
Rua 47, nº 04, Cohab, Cabo de Santo Agostinho/PE
Dia e horário: 7 de agosto, às 15h