Batizado de Daten Tênis, o programa promove a prática esportiva como forma de inclusão e formação do cidadão
A DATEN, uma das principais fabricantes brasileiras de equipamentos de informática, anuncia o início da 5ª edição do seu projeto de responsabilidade social, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), que integra o Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). Batizado de Daten Tênis, o programa promove a prática esportiva e outras atividades como forma de inclusão e formação do cidadão. O público-alvo são crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, moradores da região de Ilhéus (BA) – cidade onde a Daten mantém sua fábrica.
“Apoiar e proporcionar boas práticas que colaboram para a formação esportiva e educacional dos jovens na Bahia é motivo de muito orgulho para nós. Além disso, essa ação de cidadania contribui para o desenvolvimento social de nossa região. Estamos com uma expectativa muito positiva para a edição deste ano”, afirma Christian Dunce, Sócio-Diretor da Daten.
Desde 2012, ano da primeira edição, mais de 300 crianças e adolescentes já participaram do projeto. As inscrições para este ano aconteceram em março e as 40 vagas foram preenchidas rapidamente. As aulas gratuitas começaram em 07 de março e são realizadas nos períodos matutino e vespertino. Todos os participantes passaram por avaliações antropométricas e atitudinais, realizadas pela equipe de Fabiane Oliveira e Ailyn Magalhães, Coordenadoras Pedagógicas e Esportivas do SESI. “Antes do início das aulas, fizemos uma análise do Índice de Massa Corporal (IMC) e outros dados físicos. Também examinamos indicadores de comportamento e relacionamento de cada um dos participantes. A ideia é ter um prognóstico para comparamos com os valores pós-atividades”, afirma Ailyn.
As aulas práticas acontecem duas vezes por semana nas quadras do SESI, localizado no bairro Iguape. Nelas, os participantes desenvolvem noções de resistência aeróbica, agilidade, velocidade (de reação, deslocamento e movimentação), ritmo, coordenação motora e descontração. Os fundamentos do tênis são trabalhados gradativamente e corrigidos pelo professor Robert Lima, que incentiva também a autocrítica dos alunos em relação às técnicas executadas. Há ainda atividades para estimular o raciocínio rápido, competição, trabalho em equipe, respeito às regras e concentração. Vale destacar que todos os jovens receberam uniformes para a prática esportiva.
Além das aulas, os inscritos no projeto participam de encontros para debater temas como Cidadania, Ética, Saúde, Esporte e Lazer. Em 2016, por exemplo, foram abordadas questões sobre os prejuízos associados ao uso de drogas, a ética e os valores do esporte, a importância do exercício para a qualidade de vida, entre outros assuntos. Para promover essas discussões, o SESI fornece o material didático. “Para 2017, estruturamos temáticas relacionadas à educação no trânsito, ao resgate de nossa cultura local, à atividade física e alimentação saudável como aliados na promoção de saúde, do respeito mútuo e da solidariedade”, comenta Ailyn. O programa contempla ainda reuniões periódicas entre a equipe pedagógica e os pais e responsáveis. São aplicadas pesquisas de satisfação para promover a melhoria contínua do Daten Tênis, além da apresentação do Plano Anual de Atividades a serem desenvolvidas.
Excursões e atividades culturais também fazem parte do escopo de atividades. Na edição de 2015, por exemplo, a Daten e o Sesi levaram as crianças para participarem da Semana Nacional do Trânsito, evento promovido pela Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura Municipal de Ilhéus. Segundo a Coordenadora do SESI, a ideia para este ano é promover uma feira de artes, com exposições e apresentações, além de uma visita à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade.