– Governo ucraniano selecionou a Egis, Dassault Systèmes e B4 para mobilizar seus conhecimentos e experiências em tecnologias virtuais 3D, construção e engenharia para reconstruir áreas urbanas danificadas como resultado da invasão
– Projeto envolve uma análise colaborativa de custos de reconstrução e um exercício de planejamento no Oblast de Chernihiv (Divisão Administrativa da Ucrânia) e na cidade de Chernihiv
– A tecnologia de Virtual Twin (Gêmeo Virtual) está no centro do projeto colaborativo para otimizar infraestrutura, recursos, sustentabilidade e a qualidade de vida dos habitantes da cidade
O Governo ucraniano anuncia que selecionou o consórcio liderado pela Egis, que inclui a Dassault Systèmes e a B4, para mobilizar seus conhecimentos e experiência para a reconstrução de áreas urbanas da Ucrânia. O projeto é apoiado pelo governo da França com um financiamento do Tesouro francês.
O projeto unirá a plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, e a experiência em engenharia de construção, da Egis e da B4, em uma abordagem de duas fases: uma avaliação de danos e análise de custos de reconstrução do Oblast de Chernihiv, seguida por um planejamento estratégico para a reconstrução da cidade de Chernihiv.
A primeira fase consistirá em diagnosticar os danos no Oblast para fazer uma previsão dos custos de reconstrução e definir quais serão as primeiras infraestruturas a serem reconstruídas. A plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes apoiará a colaboração e hospedará todas as informações coletadas pelos especialistas da Egis e da B4. Uma análise de dados de satélite detectará e destacará automaticamente as áreas impactadas, que também serão verificadas por meio de inspeções em campo para validar os cálculos e a estratégia de priorização.
A segunda fase envolverá a construção de um Virtual Twin (Gêmeo Virtual) da cidade de Chernihiv na plataforma 3DEXPERIENCE para otimizar como a cidade pode ser reconstruída, incluindo o projeto de novos edifícios e a organização do transporte urbano, infraestrutura e outros serviços. Os stakeholders (públicos de interesse) de diversos setores utilizarão o Gêmeo Virtual para testar colaborativamente diferentes cenários que envolvem parâmetros como riscos de inundação, acessibilidade, transporte, utilização do solo, posição dos principais ativos urbanos e redes existentes de água, aquecimento, esgoto e outras infraestruturas. Paralelamente, eles buscarão informações em documentos existentes e em departamentos municipais para garantir que sejam considerados os desafios do desenvolvimento econômico e social, assim como as necessidades e expectativas dos habitantes de cada bairro.
Ao longo do projeto, todas as informações coletadas serão alimentadas no ambiente de Virtual Twin da cidade para permitir que os parceiros construam colaborativamente o plano diretor da cidade.
“A Egis opera na Ucrânia desde 1993, trabalhando em uma variedade de projetos financiados por empresas privadas e governamentais em vários setores como: engenharia civil, construção de estradas e pontes, água, transporte urbano, portos e vias navegáveis, e, energia. Atualmente executamos 23 projetos na Ucrânia que visam reconstruir cidades e infraestrutura. Desta forma, a reconstrução do Oblast de Chernihiv e da cidade de Chernihiv será mais uma oportunidade de trazer a experiência global da empresa para o país, como o design de cidades de baixo carbono e bioclimáticas, cidades amiga do ciclismo, melhor transporte público e infraestrutura de carona, projetando espaços verdes públicos seguros e hospitaleiros e outros princípios-chave de design da Egis para o design de cidades sustentáveis inteligentes”, diz Laurent Germain, CEO da Egis.
“Nosso objetivo é ajudar as autoridades locais a melhorar as cidades na Ucrânia, e a vida dentro delas, por meio deste projeto conjunto significativo que terá impactos a longo prazo. Nossa plataforma 3DEXPERIENCE desempenha um papel fundamental na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes. A experiência de Gêmeos Virtuais enriquecida com conhecimento especializado, know-how e dados nos permitem explorar cenários ilimitados e otimizar aqueles que melhor responderão às necessidades da população, endereçar as mudanças climáticas, modernizar planos para o transporte público, serviços inteligentes e serviços públicos”, afirma Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes.
“Apesar da invasão em curso, as autoridades locais da Ucrânia já estão pensando no futuro e planejando como reconstruir suas cidades. Elas também pretendem compartilhar seus planos com a população local. Nossos esforços colaborativos e nossa experiência em engenharia e construção apoiam totalmente essa missão de reconstruir a Ucrânia o mais rápido possível e tornar suas áreas urbanas melhores do que eram antes”, diz Karim Bensiam, Gerente Associado da B4.