*Por Ana Cláudia Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil
Em todos os meus anos de carreira sempre propaguei que a relação mais importante em um ambiente corporativo é a Confiança. Criar uma relação de confiança gera um espaço mais propício para a cooperação entre os colaboradores, influenciando principalmente na melhora da comunicação entre eles e na satisfação pessoal no trabalho.
Começo citando a principal figura de uma companhia: A imagem do CEO. Ela deve ser não apenas respeitada por conta da hierarquia, mas ser um exemplo de confiança. Um líder confiável pode contar com os colaboradores apoiando todas as decisões tomadas, e quando novos desafios surgirem dentro da empresa o líder deve saber valorizar estes profissionais e ajudá-los a progredir e crescer profissionalmente. Entretanto, muitas vezes, isso não acontece e se torna um obstáculo para o sucesso do negócio. A realidade das grandes empresas é bem diferente nos dias de hoje, se comparada com 20, 30 anos atrás.
Atualmente, as equipes têm o desejo de entender quais são os valores pessoais de seus CEOs. Querem saber se seus líderes e organizações nas quais trabalham são movidas simplesmente pelo lucro ou se têm valores por trás, alguma causa social que apoiam. E, de fato, se a resposta for positiva, a credibilidade e, consequentemente, os resultados podem se tornar incrivelmente melhores. O que torna também o ambiente de trabalho muito mais agradável e o dia a dia mais prazeroso.
A falta de confiança pode ser negativa para todos os lados envolvidos. Se a equipe não acredita em seu líder, provavelmente ele também terá problemas com os seus colaboradores. Para contra-atacar esse grave problema, seguem algumas dicas valiosas, simples e eficazes:
1. Feedback – Articular feedback com os colaboradores é uma ótima maneira de os líderes mostrarem que confiam no seu time. É importante criar uma “cultura de transparência”. No entanto, para que essa confiança seja mútua, os gestores não devem somente pedir pelo feedback sem implementar mudanças baseadas nas sugestões e comentários de seus funcionários. Pedir a opinião dos colaboradores e simplesmente ignorar o que foi proposto pode trazer um prejuízo ainda maior na confiança.
2. Seja um exemplo de honestidade – Mais uma vez, podemos falar aqui da “cultura da transparência”. Os líderes que conseguem criar uma relação aberta e honesta com os funcionários têm muitos ganhos. Os colaboradores desejam saber o que acontece dentro da empresa, se ela está crescendo, se corre o risco de ir à falência etc. O comprometimento com a transparência deve garantir que eles continuem se dedicando à empresa.
3. E um exemplo de liderança – Líderes que conseguem ser exemplos nos quais os colaboradores se espelham possuem mais chances de ganhar a confiança de toda a equipe e gerenciar com a segurança de que todos vão apoiar suas decisões. E para isso, suas ações devem condizer com o que pregam. Para influenciar os colaboradores, é preciso ser um exemplo na prática.