Concha y Toro é a segunda marca de vinhos mais poderosa no mundo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

A Concha y Toro, uma das maiores vinícolas do mundo, comemora a ascensão do terceiro para o segundo lugar no ranking das marcas vitivinícolas mais poderosas do mundo, divulgado na pesquisa “The Power 100: The world´s most powerful spirits & wine brands 2010”, da consultoria inglesa Intangible Business.

Atrás apenas da companhia norte-americana Gallo, a Concha y Toro superou a australiana Hardy’s, ocupando o segundo lugar no ranking de vinhos, seguida pelas companhias Robert Mondavi e Yellowtail, respectivamente de origem norte-americana e australiana. No ranking geral de vinhos e licores, a Concha y Toro se destacou e também subiu de posição, passando do 22º lugar, em 2009, para o 17º, em 2010, ascendendo cinco posições e aparecendo ao mesmo tempo entre Top 20 marcas mais poderosas do mundo de vinhos e licores.

Para o desenvolvimento do estudo foram analisadas mais de 10 mil marcas mundiais de vinhos e classificaram-se como “poderosas” aquelas com capacidade de gerar valor aos seus donos. Para isso, foram criadas variáveis pela consultoria, que definiu as avaliações como “duras” ou “leves”. Os quesitos participação no mercado, crescimento da marca, posicionamento do preço e presença internacional são avaliações “duras”. Em relação às avaliações “leves”, foram consideradas recordação da marca, sua relevância para o mercado, trajetória/tradição, percepção e força da sua imagem.

Na avaliação de cada uma das variáveis, contabilizando vinhos e licores em conjuntos, a Vinícola Concha y Toro foi destacada na segunda posição do ranking de crescimento futuro, que projeta o desempenho das companhias tendo por base seus resultados durante os últimos 10 anos e que avalia, também, as tendências de mercado esperadas para os próximos anos. Outra posição relevante para a vinícola foi a colocação no 8º lugar do ranking de participação no mercado. 

A pesquisa foi elaborada por jurados especialistas na indústria de vinhos e licores, que destacaram o grande impacto no cenário econômico mundial como gerador de novas tendências de consumo, que beneficiaram aquelas companhias “que realmente compreendem seus mercados e são capazes de tirar vantagem desse conhecimento”.

Mais informações sobre o ranking e o estudo completo podem ser acessadas em http://www.drinkspowerbrands.com.

 

Marca País Posição no ranking de vinhos Posição no ranking geral (vinhos e licores)
Gallo EEUU 1 14
Concha y Toro Chile 2 17
Robert Mondavi EEUU 3 31
Yellowtail Australia 4 34
Hardy´s Australia 5 37
Beringer EEUU 6 42
Jacob´s Creek Australia 7 47
Sutter Home EEUU 8 51
Lindermans Australia 9 55
Blossom Hill EEUU 10 65