Como escolher o salmão ideal para consumo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Escolhas simples que podem fazer diferença no seu prato

Não há nada mais gostoso do que um prato feito com salmão fresquinho e saboroso. Para saber como escolher o produto ideal, o Salmón de Chile, iniciativa que é fruto da parceria entre o ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, fornece algumas dicas importantes.

“Antes mesmo de escolher o salmão, é preciso saber que toda a produção chilena é controlada e está de acordo com os mais altos padrões mundiais, o que garante sua qualidade e ótimo sabor”, reforça a gerente da campanha de Salmón de Chile, Melanie Whatmore.

Como dica geral, os chefs recomendam observar o local onde o peixe está exposto. O salmão deve estar coberto por gelo e com cerca de 5º C de temperatura. Isso evita que o pescado perca seu frescor e se deteriore rapidamente.

“Um segredo para manter o salmão mais tempo em bom estado é marinar com sal e açúcar, cobri-lo com papel alumínio e deixar na geladeira por 24 horas. Depois deste tempo, o peixe deve ser enxaguado e seco. Por último, fazemos porções e congelamos”, explica Melanie.

Confira as dicas do Salmón de Chile e faça a melhor escolha de salmão:

 

– Salmão inteiro: Para saber se o peixe está em bom estado, aperte a barriga para saber se a carne está firme. Outro detalhe é a avaliação das escamas, que devem ser firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão. Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada.

 

– Salmão em postas: É importante observar se a carne está com a cor mais rosada que vermelha e com um fresco aroma de mar. Evite postas esbranquiçadas, pois é um sinal de que o peixe está velho.

 

-Salmão defumado: o peixe é submetido a um tradicional procedimento de conservação, defumado em lenha e com essências aromáticas. Para a melhor escolha, o ideal é que a defumação seja recente. A parte central é a de maior qualidade, enquanto as postas próximas ao rabo são mais secas e salgadas. Após a compra, o salmão defumado deve ser mantido sempre refrigerado, mas a conservação perfeita é de apenas 3 dias.