Como atrair e reter talentos na sua companhia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

 

Gisele Godoy, Sócia-Diretora da Área de Operações

Se sua organização tem lutado para atrair e reter funcionários desde o início da pandemia, você não está sozinho: 4,3 milhões de trabalhadores deixaram seus empregos em agosto, tornando-se o quinto mês consecutivo de demissões recorde, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.

Muitos fatores levaram ao que está sendo chamado de “A Grande Renúncia”. Algumas pessoas deixaram o emprego devido ao desejo de horários de trabalho mais flexíveis ou à insatisfação com a forma como sua empresa lidou com a pandemia. A justificativa é que hoje existem muitas opções de trabalho. O colaborador pode escolher trabalhar de qualquer lugar, qualquer cidade, ter uma rotina flexível do home office. Em geral, passou -se a focar menos em subir  na carreira e mais em ter um estilo de vida que escolher, se concentrar mais na família, nas experiências pessoais ou na busca por um trabalho mais significativo.

A rotatividade constante pode ser difícil tanto para a organização quanto para os funcionários que seguem pois  poderão ficar sobrecarregados. É claro que a pandemia mudou significativamente o mundo do trabalho, tanto para empregadores quanto para funcionários – mas existem alguns fatores comuns que podem estar contribuindo para sua rotatividade. Se você é uma daquelas organizações que lutam para atrair e reter funcionários, ciente de que o capital humano é uma das principais riquezas da sua empresa, considere se algum desses elementos pode precisar de melhorias:

  • Sua cultura – sua organização tem uma cultura que faz com que os funcionários queiram ficar? Eles acham que agregam valor à empresa e que são valorizados em troca? Você se comunica com transparência e os ajuda a se sentirem conectados à organização e uns aos outros? Tudo isso e muito mais faz parte da sua cultura e, no final do dia, é a base para impulsionar o recrutamento, a retenção, o engajamento e, em última análise, o desempenho da empresa. Certifique-se de que o seu trabalho está trabalhando a seu favor, não contra você. Aqui estão algumas dicas.
  • Suas políticas e benefícios – Obviamente, continuar a fornecer arranjos de trabalho flexíveis (como um horário híbrido, por exemplo) é um dado adquirido depois de um ano e meio trabalhando remotamente. Mas os funcionários também estão pensando mais em seus benefícios para a saúde graças à pandemia. Eles não apenas desejam melhores cuidados de saúde preventivos, mas, com o estresse e a ansiedade em alta para muitos, os serviços de saúde mental são mais importantes do que nunca. Certifique-se de que seu plano cubra os benefícios mais importantes para os funcionários hoje.
  • Suas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento – De quebra-cabeças a assar pão e exercícios em casa, muitas pessoas adotaram novos hobbies durante a pandemia para evitar o tédio de ficar presas em casa. Aprender algo novo pode ser extremamente estimulante – e a mesma teoria se aplica ao local de trabalho. Oferecer aos funcionários oportunidades de aprender e crescer é uma ótima maneira de atrair novos talentos e promover o engajamento.
  • Seus programas de reconhecimento – o reconhecimento é outro fator importante para o envolvimento dos funcionários – e é ainda mais crítico neste mundo de trabalho em casa, onde os funcionários podem não se sentir tão conectados ou valorizados como antes. De acordo com a Gallup, os funcionários que não se sentem adequadamente reconhecidos têm duas vezes mais probabilidade do que aqueles que se sentem de dizer que vão pedir demissão no próximo ano. O reconhecimento pode assumir várias formas – desde reconhecimento direto e privado, como um e-mail de seu gerente, até reconhecimento público por meio de plataformas para toda a empresa ou programas formais. Certifique-se de que sua organização reconheça regularmente indivíduos e equipes por um trabalho bem executado.

Existem muitos fatores que levam à rotatividade de funcionários hoje, mas se sua organização está lutando para atrair ou reter talentos, comece procurando internamente para garantir que você está fornecendo um local de trabalho que faça os funcionários quererem ficar por um longo tempo.

A Planin está constantemente tomando medidas para promover a diversidade e inclusão, possui programa de treinamento quinzenal com todos os colaboradores, feedback estratégico, programas de reconhecimento e benefícios complementares,

Foto: Canva Studio por Pexels