Por Luiz Carli, diretor geral da OKI Data Brasil
A pandemia do coronavírus mudou a vida de bilhões de pessoas. Para muitos casais, no entanto, as medidas de distanciamento social representaram mais do que a adoção de Home Office ou uso de máscara – a crise do COVID-19 significou, também, a necessidade de adiar o tão esperado “sim”, com o cancelamento das cerimônias de casamento. Por isso mesmo, à medida que o mundo vai encontrando caminhos para o seu “novo normal”, a expectativa é de que os casamentos também voltem a ocupar seus espaços de destaque.
Os casais certamente estão ansiosos para refazer convites, com novas datas e lembretes, e preparar outros materiais impressos contendo informações sobre o local da celebração e as regras de segurança que os convidados terão de cumprir.
Do mesmo modo, os bufês, espaços para eventos e os fornecedores especializados procurarão recuperar a confiança dos clientes, buscando opções para tornar o grande dia dos noivos uma experiência ainda mais especial – e encontrar oportunidades para compensar as receitas perdidas durante o confinamento.
Seja como for, portanto, empresas e clientes terão de se adaptar, cumprindo as orientações para garantir o bem-estar e a segurança de colaboradores, consumidores, convidados etc. Isso incluirá, certamente, a prática de distanciamento social, a restrição do número de pessoas permitidas simultaneamente nos espaços fechados e, inclusive, o uso de máscaras de proteção.
Ou seja, além de assegurar que as cerimônias e festas sejam perfeitas, os fornecedores do mercado de casamento terão, também, de reformular suas operações, revendo os cuidados em todos os detalhes. Em tempos de pandemia, também será fundamental que os eventos aconteçam de forma segura e responsável, sem deixar de lado a lucratividade do trabalho e a satisfação dos noivos.
É nesse ponto que a impressão digital poderá ser ainda mais valiosa para as companhias do segmento. Personalizar a sinalização nas festas e trabalhar para produzir os itens de proteção dentro das formas e cores escolhidos pelos clientes, são duas formas fáceis e econômicas de agradar aos noivos, impressionar os convidados e, ao mesmo tempo, gerar receitas adicionais para os espaços e fornecedores de serviços – sem descuidar das regras.
Entre os itens a serem customizados e personalizados estão os marcadores de mesa, banners decorativos, adesivos e a sinalização do ambiente. Muitos materiais podem ser criados e impressos internamente e de acordo com as necessidades dos fornecedores. Há uma enorme variedade de formatos e substratos duráveis que permitirão, certamente, que as inevitáveis alterações de última hora sejam atendidas rapidamente e sem esforço.
Por exemplo: que tal criar adesivos temáticos e divertidos para garantir que os convidados mantenham uma distância segura, sem perderem qualquer momento da cerimônia? Essa é uma das inúmeras possibilidades que podem ser trabalhadas, adequando os casamentos aos novos tempos.
O ponto é que os fornecedores para casamentos vão, certamente, assistir a uma procura crescente de seus serviços, à medida que os eventos possam, enfim, ser remarcados e adaptados à nova normalidade. Será um desafio ter criatividade para pensar nas soluções, mas a indústria está pronta para simplificar esses esforços.
É possível imprimir belíssimos artigos de papelaria personalizados, capazes de deslumbrar os convidados, criar cartões de “Save the Date” ou de “Mudança de Planos”, com os lembretes de segurança para o dia da festa e muito mais. Hoje, as impressoras digitais estão mais do que
preparadas para imprimir convites e envelopes, marcadores de lugares e mesas, além de embalagens de lembranças para os convidados de forma rápida e com a tiragem certa, sem gerar desperdícios e custos extras que tornem o processo custoso e complexo.
As impressoras mais modernas, por exemplo, já podem ajudar os fornecedores a captarem novas receitas, ao produzirem todo o tipo de materiais in-house com designs personalizados em CMYK e, inclusive, com a adição de toner branco. Isso significa, em outras palavras, a opção de uma impressão de cores mais vibrantes ou em brancos impressionantes sobre fundos escuros e em papéis especiais sem depender de empresas específicas para esse tipo de operação.
A flexibilização das restrições de distanciamento social fará com que muitos casais fiquem ansiosos pela perspectiva de seguir para uma nova vida. Do mesmo modo, reativar a indústria será um sinal promissor de que tudo voltará à normalidade. Com medidas simples, as empresas de organização de casamentos podem assegurar um dia memorável aos noivos e a seus convidados, mantendo todos em segurança e felizes.